• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
PAICV vai questionar destino de Casa para Todos na primeira sessão parlamentar deste mês
Política

PAICV vai questionar destino de Casa para Todos na primeira sessão parlamentar deste mês

O PAICV vai levar esta semana ao parlamento várias questões sobre a habitação e uma delas é o destino que o atual Governo pretende dar às casas do programa habitacional financiado por Portugal, conhecido por Casa para Todos.

Na primeira sessão plenária de junho, que acontece entre quarta e sexta-feira, na Assembleia Nacional, um dos pontos da agenda é uma interpelação ao Governo sobre a habitação, apresentada pelo grupo parlamentar do PAICV.

O maior partido da oposição cabo-verdiana quer saber o que o Governo pretende fazer com as casas concluídas do programa habitacional “Casa para Todos”, “e que se mantém de portas fechadas, há cerca de quatro anos”. 

O PAICV vai ainda questionar o Governo sobre que destino pretende dar às casas que ainda não foram concluídas e que foram objeto de “avultados investimentos”.

O programa “Casa para Todos” foi lançado em 2010 pelo então Governo do PAICV, e financiado por uma linha de crédito de 200 milhões de euros, assinada com Portugal.

O programa começou com oito mil casas, mas foi redimensionado para cinco mil.

O programa, que abrange todo o país, previa reduzir o défice habitacional, mas registou vários problemas e, além da dívida da linha de crédito, acumulou dívidas em indemnizações e juros de mora às empresas construtoras.

A dívida, que representa 15% do Produto Interno Bruto (PIB) cabo-verdiano, será vencida em 2021, mas o Governo cabo-verdiano já propôs a Portugal um perdão ou sua renegociação, numa proposta que ainda está a ser analisada.

Há um ano, a ministra da Habitação cabo-verdiana, Eunice Silva, disse que a subsidiação por parte do Governo poderá ser uma solução para baixar os preços e poder vender cerca de duas mil casas do programa “Casa para Todos”, cuja parte foi transferida para a gestão municipal.

Na mesma interpelação, o PAICV vai questionar o executivo, suportado pelo Movimento para a Democracia (MpD), sobre que ponto está o “grande programa habitacional constante do programa do Governo e várias vezes reanunciado”.

O maior partido da oposição pretende ainda durante o debate encontrar soluções conjuntas para um “programa sustentável e consensual” a nível de todo o território nacional, para garantir uma habitação condigna.

E para garantir uma habitação condigna, o PAICV propõe um “consenso alargado” e um “pacto nacional” em que “todos se comprometem a dar tudo de si”.

Para o partido, o contexto atual, com a pandemia do novo coronavírus, “põe claramente a nu as insuficiências habitacionais do país”, no que diz respeito a cuidados de higiene e sanitárias, acesso à água e espaço com condições de salubridade e arejamento.

“É necessário dar continuidade aos investimentos, para se reduzir o défice habitacional no país e se garantir o direito de habitar com dignidade aos cabo-verdianos”, salientou o PAICV no pedido de agendamento da interpelação enviado ao presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos.

O perfil urbano realizado pelo Governo indicou que o país tem um défice habitacional aproximado de 8,7%, em termos de agregados familiares, uma percentagem que equivale a 11.119 agregados familiares sem acesso a habitação.

Da agenda da primeira sessão plenária de junho constam ainda perguntas dos deputados ao Governo, tendo a União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) indicado o ministro das Saúde e Segurança Social, Arlindo do Rosário.

Com Lusa

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação