PAICV lamenta exclusão dos alunos de Santiago Norte nas Olimpíadas do Desporto Escolar 2023
Política

PAICV lamenta exclusão dos alunos de Santiago Norte nas Olimpíadas do Desporto Escolar 2023

A Comissão Política Regional (CPR) do PAICV de Santiago Norte lamentou hoje a exclusão dos alunos da região na primeira edição das Olimpíadas do Desporto Escolar 2023 e pediu a responsabilização das lideranças educativas e desportivas.

“Santiago Norte conta com uma delegação do Instituto do Desporto e da Juventude e de seis delegações do Ministério da Educação para nenhuma delas desempenhar o seu papel e deixarem de fora e excluídos, deste mais importante evento desportivo escolar, os alunos da região”, lamentou José Hermínio Veiga.

O secretário da Juventude da CPR do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) falava em conferência de imprensa em Assomada, Santa Catarina, para repudiar a exclusão da região Santiago Norte nos Jogos Escolares que decorre, na Cidade da Praia, de 27 de Março a 02 de Abril, e denunciar “o abandono” do sector do desporto, e do desporto escolar, na região.

Para este político, “não é aceitável esta exclusão” dos alunos de Santiago Norte, neste que considerou “maior evento” desportivo escolar de Cabo Verde, tendo em conta que, segundo ele, a região tem sido referência no sector do desporto com várias escolas do desporto, várias equipas e vários atletas, de todas as modalidades, e que têm feito história e representado a região e o País.

Por isso, acusou os responsáveis do Ministério da Educação e do Ministério do Desporto e da Juventude em Santiago Norte de “negligência e falta de liderança” por esta primeira ausência de nenhuma escola e nenhum aluno da região neste evento desportivo escolar.

“Segundo o ministro-adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, o Governo vai reforçar o trabalho no sector do desporto escolar, para as escolas desenvolverem o desporto. Perguntámos, como, se é deixando de fora uma das maiores regiões do país de fora deste importante evento desportivo”, questionou, exigindo maior atenção aos atletas e melhorias dos espaços desportivos.

José Hermínio Veiga institui que o desporto, em particular o desporto escolar, encontra-se num estado de abandono pelas lideranças educativas dos municípios de Santiago Norte, que apesar dos esforços individuais dos atletas e das escolas de desporto, está abandonado e sem nenhuma atenção por parte das autoridades responsáveis.

“O PAICV Santiago Norte aguarda do Ministério da Educação e do Ministério do Desporto a tomada de medidas cabíveis para que os alunos de Santiago Norte sejam tratados com igualdade e justiça face aos demais alunos de Cabo Verde”, apelou José Hermínio Veiga.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.