• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
PAICV lamenta exclusão dos alunos de Santiago Norte nas Olimpíadas do Desporto Escolar 2023
Política

PAICV lamenta exclusão dos alunos de Santiago Norte nas Olimpíadas do Desporto Escolar 2023

A Comissão Política Regional (CPR) do PAICV de Santiago Norte lamentou hoje a exclusão dos alunos da região na primeira edição das Olimpíadas do Desporto Escolar 2023 e pediu a responsabilização das lideranças educativas e desportivas.

“Santiago Norte conta com uma delegação do Instituto do Desporto e da Juventude e de seis delegações do Ministério da Educação para nenhuma delas desempenhar o seu papel e deixarem de fora e excluídos, deste mais importante evento desportivo escolar, os alunos da região”, lamentou José Hermínio Veiga.

O secretário da Juventude da CPR do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) falava em conferência de imprensa em Assomada, Santa Catarina, para repudiar a exclusão da região Santiago Norte nos Jogos Escolares que decorre, na Cidade da Praia, de 27 de Março a 02 de Abril, e denunciar “o abandono” do sector do desporto, e do desporto escolar, na região.

Para este político, “não é aceitável esta exclusão” dos alunos de Santiago Norte, neste que considerou “maior evento” desportivo escolar de Cabo Verde, tendo em conta que, segundo ele, a região tem sido referência no sector do desporto com várias escolas do desporto, várias equipas e vários atletas, de todas as modalidades, e que têm feito história e representado a região e o País.

Por isso, acusou os responsáveis do Ministério da Educação e do Ministério do Desporto e da Juventude em Santiago Norte de “negligência e falta de liderança” por esta primeira ausência de nenhuma escola e nenhum aluno da região neste evento desportivo escolar.

“Segundo o ministro-adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, o Governo vai reforçar o trabalho no sector do desporto escolar, para as escolas desenvolverem o desporto. Perguntámos, como, se é deixando de fora uma das maiores regiões do país de fora deste importante evento desportivo”, questionou, exigindo maior atenção aos atletas e melhorias dos espaços desportivos.

José Hermínio Veiga institui que o desporto, em particular o desporto escolar, encontra-se num estado de abandono pelas lideranças educativas dos municípios de Santiago Norte, que apesar dos esforços individuais dos atletas e das escolas de desporto, está abandonado e sem nenhuma atenção por parte das autoridades responsáveis.

“O PAICV Santiago Norte aguarda do Ministério da Educação e do Ministério do Desporto a tomada de medidas cabíveis para que os alunos de Santiago Norte sejam tratados com igualdade e justiça face aos demais alunos de Cabo Verde”, apelou José Hermínio Veiga.

Partilhe esta notícia