• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
PAICV considera que Governo não está a acudir atempadamente as famílias em Santiago Norte
Política

PAICV considera que Governo não está a acudir atempadamente as famílias em Santiago Norte

A Comissão Política Regional (CPR) do PAICV – Santiago Norte considerou hoje que, perante mais um ano de seca e de crises, o Governo não soube e não está a saber tomar as medidas para acudir atempadamente as famílias.

A presidente da CPR do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) falava em conferência de imprensa em Assomada, Santa Catarina, para fazer o balanço das visitas efectuadas às famílias, às comunidades e às instituições públicas regionais para se inteirar da situação socio-económica das mesmas.

É que, segundo esta responsável, num ano em que não choveu e de crises, sobretudo do aumento de preço dos produtos de primeira necessidade, o Governo já deveria ter implementado as medidas anunciadas para mitigar os efeitos da tripla crise e da seca, mormente nessa região eminentemente agrícola.

Em Santiago Norte, cuja maioria da população vive da agricultura, criação de gado, pesca e do turismo rural, Carla Carvalho apontou de entre os problemas que carecem de “resolução urgente” a mobilização de água para a agricultura, políticas para o sector pecuário e emprego público para as famílias e jovens.

“Estamos perante um Governo de anúncios, porque disse que iria mobilizar água principalmente através da dessalinização de água para a agricultura e não aconteceu. Os agricultores continuam na penúria”, notou, desafiando mais uma vez o Governo a “passar dos anúncios às medidas concretas” também sobre a abertura do emprego público para acudir as famílias.

Ainda sobre o emprego público, lembrou que o Executivo anunciou a sua abertura para a partir de 01 de Julho, mas que, no entanto, não aconteceu deixando as famílias sem rendimento e os jovens sem emprego.

Em relação ao sector pecuário, a também deputada nacional que esteve ladeada dos demais dirigentes do partido da região informou que os criadores de gado estão a passar por muitas dificuldades, que passam pela má qualidade da ração e ausência de políticas direccionadas ao sector.

“Deste modo, com base nas informações da população, das famílias e das instituições é que estamos num ano de muita crise e perante um Governo que não acudiu a população em tempo (…)”, lamentou Carvalho.

“Estamos perante um Governo de anúncios, que diante da crise só anuncia que vai tomar medidas, mas, no entanto, medidas para resolver os problemas da população ainda não as tomou”, reiterou a presidente da CRP do PAICV em Santiago Norte.

Os membros da CRP do PAICV em Santiago Norte visitaram ainda a delegação da RTC Santiago Norte, o Comando Regional da Polícia Nacional de Santiago Norte, a empresa intermunicipal Águas de Santiago (AdS), o Hospital Regional de Santa Rita Vieira, todos com sede no município de Santa Catarina.

Partilhe esta notícia