
O PAICV considerou hoje que o desvio de provas de exames escolares demonstra “grandes fragilidades e lacunas” no sistema educativo cabo-verdiano.
A afirmação foi feita hoje em conferência de imprensa pelo deputado Manuel Brito, referindo-se da fuga dos testes da Prova Nacional de inglês do 12º ano, em pelo menos três escolas a nível nacional.
Segundo o deputado nacional do PAICV, esta situação “compromete a qualidade do ensino e o futuro dos jovens”, alegando também que o ministro da Educação já não reúne as “mínimas condições para continuar à frente do Ministério da Educação”.
Frisou que os constrangimentos vêm surgindo desde há muito, nomeadamente na recente publicação da lista de transição dos professores que veio com lacunas.
“Pessoas com 10 anos que já faleceram, pessoas que estão há mais de 10 anos nos Estados Unidos da América, com promoção e reclassificação, isso demonstra que claro este ministério não reúne as condições, o ministro não reúne as condições para continuar à frente deste ministério”, reforçou Manuel Brito.
As críticas vão mais além, tendo esta mesma fonte referindo que o ministro que tutela a pasta da Educação optou por uma política educativa no país de “apenas tapar buracos” e como consequência pondo em causa a qualidade do ensino.
O PAICV sugeriu que sejam tomadas medidas, que alguém seja responsabilizado pelo ocorrido, por forma a evitar que todos os anos haja fuga de testes, de provas nacionais.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários
Djy Kabessa, 16 de Jun de 2025
Disseram tambem que o meu antigo collega professor e mais tarde diretor do Ciclo Preaparátório da Calabaceira, senhor Julio Mendes de Carvalho saiu tambem naquela lista??? Meu Déus, imaginem??? Desde 1993 que o meu amigo está a viver no Luxemburgo... Espero que ele entra o mais rapido possivel com o seu ex-cheffe dele...
Responder
O seu comentário foi registado com sucesso.
Casimiro centeio, 15 de Jun de 2025
Não vou comentar sobre o artigo, apesar de ser pertinente e o espaço é muito limitado. Afinal descobriram por que os " cabritos" morriam de fome em Cabo Verde !!! Porque as " cabras" mamavam as próprias mamas e não deixam leite para os sustentar!!!! Imaginem !!!!!!!!!
Responder
O seu comentário foi registado com sucesso.
Xuxu Pé de Ferro, 15 de Jun de 2025
Com um crime de lesa-língua a decorrer, um crime civilizacional, através do manual de 10º ano de língua e cultura cabo-verdiana, ninguém, mas ninguém, e veem atribuir gravidade a uma peripécia circunstancial? Que o diabo os carregue a todos, inclusive os eleitores que continuam a votar nos seus carrascos.
Responder
O seu comentário foi registado com sucesso.