O deputado João Gomes, do Movimento para a Democracia (MpD), mostrou-se esta terça-feira, 25 de junho, convicto de que o país irá atingir a meta de um milhão de turistas até 2021, uma vez que as medidas implementadas “têm produzido efeitos visíveis”.
João Gomes falava em conferência de imprensa para o balanço das jornadas parlamentares do grupo parlamentar do MpD, visando a preparação da 2ª sessão plenária deste mês, com debate com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva sob o tema “O turismo e seus impactos no desenvolvimento do país”.
Segundo o deputado, o tema proposto pelo grupo parlamentar do (PAICV, oposição) constitui uma oportunidade para o chefe do Governo esclarecer e informar os cabo-verdianos sobre o “estado de saúde” do sector do turismo, as medidas executadas que, no seu entender, tem produzido “efeitos visíveis” para aqueles que visitam o país, mas também para todos aqueles que vivem em Cabo Verde.
Para João Gomes, o debate desta quarta-feira será “muito confortável” para o MpD e para o primeiro-ministro, que estão confiantes sobre as acções já concretizadas e que têm contribuído para o crescimento do sector, que constitui o “motor da economia” cabo-verdiana.
“O Governo propôs atingir a meta de um milhão de turistas até 2021, e está convencidos que vamos chegar lá”, precisou.
Supressão de vistos para os cidadãos da União Europeia e da Inglaterra, investimentos a nível da segurança, com policiamento, disponibilização de mais meios, melhoria nos transportes aéreos e marítimos e parcerias com as autarquias foram nomeadas pelo deputado como “medidas importantes” implementadas pelo Governo, que irá ajudar o país a atingir esse objectivo e melhorar a situação encontrada em 2016.
Na ocasião mostrou-se confiante uma vez que o grau de satisfação dos turistas que visitam Cabo Verde tem estado a “aumentar consideravelmente” nos últimos três anos, mas sublinhou que esse aumento não satisfaz o PAICV nem ao MpD, empenhado em continuar a trabalhar para aumentar a cifra.
“Se compararmos os últimos três anos de governação anterior do PAICV com os três anos do MpD podemos dizer que a evolução do turismo é de longe positiva e visível e está a vista de todos”, considerou o deputado, que acusou a oposição de “colocar defeito” em tudo aquilo que o Governo faz e tem feito, e de ser “contra tudo e todos”.
Durante a sessão vão estar ainda sobre a mesa algumas propostas e diplomas para debate e aprovação, nomeadamente a proposta de lei que cria o Fundo Soberano e o Fundo de Emergência e a concessão da gestão dos serviços aeroportuários.
Com Inforpress
Comentários