• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Legislativas’2021/Santiago Norte. JHA leva mensagem de “esperança” à região “abandonada” pelo MpD
Política

Legislativas’2021/Santiago Norte. JHA leva mensagem de “esperança” à região “abandonada” pelo MpD

A presidente do PAICV levou hoje à população de Santiago Norte uma “mensagem de esperança”, considerando que a região esteve completamente abandonada nos últimos cinco anos pela governação do MpD.

A candidata a primeira-ministra falava à imprensa, nos Engenhos, Santa Catarina, durante a sua visita a Santiago Norte, que abrangeu ainda o município de São Salvador do Mundo, no âmbito das eleições legislativas e da socialização da plataforma “Cabo Verde para Todos”, onde esteve acompanhado pelo cabeça-de-lista do PAICV para este círculo, João Baptista Pereira, e outros integrantes da lista.

Segundo a líder do PAICV, das localidades visitadas nos municípios não encontrou nenhuma marca da governação do MpD que, lembrou, tem propalado que Cabo Verde cresceu “cinco vezes mais “e que tem “ dinheiro que nunca mais acaba”.
No seu entendeu, o governo suportado pelo MpD se esqueceu que é no campo que vive 30 por cento (%) da população cabo-verdiana, onde a pobreza está mais concentrada e onde se pratica a agricultura.

“Um Cabo Verde para todos é um Cabo Verde mais justo, mais inclusivo e com oportunidades para todas as pessoas”, defendeu, afirmando que a população está a mostrar a confiança no partido que dirige.

É que, segundo ela, essa confiança no PAICV se deve a “desesperança promovida pelo MpD, que prometeu e não cumpriu com Santiago Norte”.

A título de exemplo, perguntou onde estão os “ cais de pesca, marina, parque tecnológico e agro-pecuária, a via rápida Tarrafal/Calheta, São Miguel/Praia”.

Caso PAICV for Governo, avançou que a plataforma “Cabo Verde para Todos” propõe para Santiago Norte uma agricultura moderna, uma pesca com perspectiva, melhor saúde para as populações, ensino superior a todos os jovens da região, através das novas tecnologias de informação e investimento na melhoria de condições de vida das pessoas.

“As promessas não foram cumpridas e os compromissos não foram honradas pelo MpD, porque não houve vontade política e visão estratégica, e, sobretudo, não houve reconhecimento do papel do campo e da agricultura no desenvolvimento do País”, concluiu Janira Hopffer Almada.

No actual mandato, o PAICV conquistou seis dos 14 deputados, mas nas eleições legislativas de 18 de Abril pede maioria dos mandatos para que possam ser Governo e colocar a Santiago Norte na senda do desenvolvimento.

Além do PAICV, concorrem no círculo eleitoral de Santiago Norte o PP, o MpD, a UCID, o PSD e o PTS.

Partilhe esta notícia