Os preços de todos os combustíveis líquidos e do gás butano vão aumentar, desde das zero horas desta quinta-feira, 01 de Abril, anunciou a Agência de Regulação Multissectorial Económica (ARME).
De acordo com o comunicado divulgado pela ARME, há um aumento generalizado nos preços dos combustíveis. O gasóleo normal passa a ser vendido a 93,70 escudos por litro, a gasolina a 121,10 escudos por litro, o petróleo a 77,40 escudos litro, o gasóleo para a electricidade a 78,50 escudos litro, o gasóleo para a marinha passa para 66,30 escudos litros, o fuel 380 passa para 72,60 escudos litro e o fuel 180, a 75,50 escudos litro.
O gás butano passa a ser vendido a granel por 135,10 escudos a quilo, sendo que as garrafas de três quilos vão custar 385 escudos, as de seis quilos a 810 escudos, as de 12,5 quilos a 1.688 escudos e as de 55 quilos a 7.428 escudos.
Segundo a ARME, que cita os dados publicados no ‘Platts European Marketscan e LPGasWire’, os preços médios dos combustíveis nos mercados internacionais, cotados em USD/ton, mantiveram a tendência de aumento durante o mês de Março de 3,60 por cento (%), exceptuando o putano, relativamente ao mês de Fevereiro.
A agência refere ainda que as cotações do petróleo nos principais mercados internacionais mantiveram a tendência de subida (6,08%) durante o mês de Março de 2021, onde os mercados reagiram à decisão dos países signatários do acordo OPEP+ em prolongar por, pelo menos, mais um mês, o nível de cortes na produção e oferta do petróleo, à evolução do número de vacinas administradas contra a covid-19.
Também reflectiu nessa subida “as projeções de melhoria dos indicadores de actividade económica e à aprovação do plano de incentivo económico da Administração Biden para estimular o consumo e a economia real dos EUA”, lê-se no comunicado
Para além disso, diz a ARME, que “o mês de Março ficou marcado pelo bloqueio temporário no canal de Suez, que condicionou o tráfego marítimo numa rota fundamental para o comércio internacional de petróleo e mercadorias”.
Segundo a Agência de Regulação Multissectorial Económica, comparativamente ao período homólogo (Abril de 2020), a variação média dos preços dos combustíveis corresponde a um aumento de 26,4% e, relativamente à variação média ao longo do ano em curso, ela corresponde a um acréscimo de 5,2%.
“A principal razão para esta dinâmica negativa do euro em relação ao dólar é o aumento das taxas de incidência da pandemia da covid-19 na população da zona do euro, indicando o início de uma terceira onda e, ao mesmo tempo, o dólar tem fortalecido diante do euro dada as expectativas em torno da aprovação do novo pacote de incentivos fiscais nos Estados Unidos e ao optimismo em relação à rápida recuperação da economia daquele país”, indica o mesmo documento emitido pela ARME.
Os novos preços máximos de combustíveis devem vigorar até 30 de Abril.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários