José Maria Neves defende reforço da autonomia do Poder Local
Política

José Maria Neves defende reforço da autonomia do Poder Local

Em Porto Novo, onde chegou ontem, no início de um périplo pelas ilhas afetadas pela tempestade Erin, o presidente da República defendeu mais ousadia na descentralização e reforço da autonomia do Poder Local.

Ao iniciar esta segunda-feira, 03, em Porto Novo (Santo Antão), o périplo pelas ilhas afetadas pela tempestade Erin, em 11 de agosto, José Maria Neves presidiu durante a manhã a uma palestra sob o tema “Poder Local, Resiliência e Desafios”, onde destacou a centralidade das autarquias no desenvolvimento territorial e na resposta às adversidades climáticas.

O presidente da República defendeu maior ousadia na concretização da descentralização em Cabo Verde, lembrando que os municípios são entidades autónomas, democraticamente eleitas e legitimadas para defender os interesses das comunidades locais, cabendo ao Estado uma tutela de mera legalidade.

Acolhido à chegada, logo pela manhã, pela presidente da Câmara Municipal de Porto Novo, antes de proferir a palestra José Maria Neves visitou a empresa Águas do Porto Novo, uma das infraestruturas mais afetadas pela intempérie.

Maior apoio das autoridades centrais às autarquias

Durante a tarde, o presidente da República foi ao encontro das comunidades para auscultar as preocupações das populações e observar, no local, os danos causados pela tempestade. Jorge Luís, Chã de Branquinho e Martiene foram as comunidades visitadas.

Defendendo um maior apoio das autoridades centrais às autarquias, em particular na mobilização de água e no desenvolvimento local, o presidente da República garantiu ir trabalhar com o Governo para dar resposta às necessidades das populações.

Nesta terça-feira, 04, José Maria Neves prossegue o périplo pelas ilhas afetadas pela tempestade Erin, em São Vicente, seguindo-se amanhã São Nicolau.

Fotos:PR

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
    O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
    Inicie sessão ou registe-se para comentar.