
Em Porto Novo, onde chegou ontem, no início de um périplo pelas ilhas afetadas pela tempestade Erin, o presidente da República defendeu mais ousadia na descentralização e reforço da autonomia do Poder Local.
Ao iniciar esta segunda-feira, 03, em Porto Novo (Santo Antão), o périplo pelas ilhas afetadas pela tempestade Erin, em 11 de agosto, José Maria Neves presidiu durante a manhã a uma palestra sob o tema “Poder Local, Resiliência e Desafios”, onde destacou a centralidade das autarquias no desenvolvimento territorial e na resposta às adversidades climáticas.
O presidente da República defendeu maior ousadia na concretização da descentralização em Cabo Verde, lembrando que os municípios são entidades autónomas, democraticamente eleitas e legitimadas para defender os interesses das comunidades locais, cabendo ao Estado uma tutela de mera legalidade.
Acolhido à chegada, logo pela manhã, pela presidente da Câmara Municipal de Porto Novo, antes de proferir a palestra José Maria Neves visitou a empresa Águas do Porto Novo, uma das infraestruturas mais afetadas pela intempérie.

Maior apoio das autoridades centrais às autarquias
Durante a tarde, o presidente da República foi ao encontro das comunidades para auscultar as preocupações das populações e observar, no local, os danos causados pela tempestade. Jorge Luís, Chã de Branquinho e Martiene foram as comunidades visitadas.
Defendendo um maior apoio das autoridades centrais às autarquias, em particular na mobilização de água e no desenvolvimento local, o presidente da República garantiu ir trabalhar com o Governo para dar resposta às necessidades das populações.
Nesta terça-feira, 04, José Maria Neves prossegue o périplo pelas ilhas afetadas pela tempestade Erin, em São Vicente, seguindo-se amanhã São Nicolau.
Fotos:PR
 Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
 O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
 Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários