• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
João Luis pronto para liderar a UCID - mas sem seguir a ideologia de António Monteiro
Política

João Luis pronto para liderar a UCID - mas sem seguir a ideologia de António Monteiro

O vice-presidente da UCID, João Santos Luís já se mostrou disponível para se candidatar à liderança do partido, substituindo António Monteiro, que já fez saber que não vai concorrer a uma nova liderança.

Estas informações foram avançadas à Inforpress por fonte próxima de João Santos Luís, que informou ainda que o actual presidente do partido, António Monteiro, convocará uma conferência de imprensa para esta terça-feira durante a qual falará da situação actual do partido e mostrará a sua indisponibilidade em se recandidatar à liderança do partido.

“Contrariamente ao que muitos pensam, não vejo João Santos Luís como uma continuidade de António Monteiro no partido porque ele tem o seu pensamento próprio. Mas há pessoas que defendem a entrada de sangue novo no partido, sobretudo da ilha de Santiago onde está o maior círculo eleitoral do País, e que tem um peso grande no espectro político cabo-verdiano”, esclareceu a fonte da Inforpress.

Segundo a mesma fonte, João Santos Luís está à espera da conferência de imprensa de António Monteiro para confirmar a sua candidatura à liderança da UCID (oposição).

Para já, Edson Ribeiro é o único militante que já anunciou publicamente sua disponibilidade em se candidatar à liderança do partido, prometendo “impulsionar uma nova dinâmica, a partir dos ganhos e experiências, mas com humildade e imbuído do espírito de bem servir”.

Este candidato, que provém da Cidade da Praia, defendeu que ao longo dos anos a UCID, através dos seus vários presidentes e restantes membros das direcções eleitas, com o apoio dos seus militantes e de muitos outros cabo-verdianos, tem trilhado um caminho desafiador, “com ganhos visíveis”.

“Porém, esta caminhada também é marcada por fracassos consequentes de decisões dos principais actores do partido que em determinados momentos se revelaram menos acertadas”, escreveu realçando, por outro lado, que as experiências acumuladas pela UCID devem servir de espelho para delinear novos caminhos e reinventar-se em cada novo amanhecer.

Com este propósito, Edson Ribeiro afirmou que irá auscultar os membros e dirigentes do partido, antigos e actuais, mas também dos amigos e simpatizantes, apelando assim ao apoio de todos os que querem e podem dar o seu melhor para juntos reerguer a UCID “de modo a estar sempre e cada vez mais preparada para servir toda a nação cabo-verdiana”.

Por causa disso, adiantou ainda a mesma fonte, os responsáveis da cúpula do partido, da qual destacam-se o presidente e vice-presidentes ainda não manifestaram publicamente quem deverão apoiar tendo em conta que estão à espera que se perfilam mais candidatos à liderança do partido bem como de conhecer as respectivas plataformas que vai delinear qual é o caminho que cada um quer dar ao partido.

António Monteiro, 60 anos, é presidente da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), partido de que é militante desde 1992.

Monteiro foi eleito presidente do partido em 1997, reeleito em 2005 e no XV Congresso realizado em Julho de 2009, na ilha de São Vicente. É deputado à Assembleia Nacional pelo círculo eleitoral de São Vicente e foi vereador eleito nas listas da UCID nas eleições autárquicas de 2004, 2008 e 2012.

Nas eleições legislativas de 18 de abril de 2021, a UCID elegeu quatro deputados para a Assembleia Nacional, mais um do que na última legislatura, e novamente todos candidataram-se pelo círculo eleitoral de São Vicente. 

Partilhe esta notícia