• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Herménio Fernandes desautoriza Ulisses Correia e Silva recusando entregar BMW ao MNE
Política

Herménio Fernandes desautoriza Ulisses Correia e Silva recusando entregar BMW ao MNE

Chamado ao gabinete de Ulisses Correia e Silva, logo após o escândalo sobre a compra do seu BMW X5, Herménio Fernandes foi aconselhado por este para entregar a viatura ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, concretamente para o serviço das comunidades emigradas, mas ele recusou, desautorizando assim o seu chefe do partido e do Governo.

O caso BMW adquirido pelo presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Herménio Fernandes, ainda está envolto numa série de burburinho no seio do MpD. Informações chegadas à redacção de Santiago Magazine dão conta que Ulisses Correia e Silva pediu ao Herménio Fernandes que entregasse a viatura ao Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) e assim acalmar as críticas dos cabo-verdianos que ficaram espantados com a compra de um carro de luxo num dos concelhos mais pobres do país, mas ele recusou.

As razões são simples: Herménio Fernandes, membro da comissão política do MpD, está isolado no seio do seu partido, por causa do barrulho que a compra do seu BMW X5 provocou por todo o país. Uma fonte do MpD informou ao Santiago Magazine que Herménio Fernandes conta apenas com o apoio do Olavo Correia, vice-presidente do partido e ministro das Finanças e da Administração. "Na comissão política ninguém mais o apoia", confirma a fonte, que faz lembrar posições públicas assumidas por Isa Costa, deputada nacional, e Maika Lobo, fundador do MpD, para citar apenas estas duas.

Assim, para dar um jeito no “escândalo”, Ulisses Correia e Silva terá chamado o autarca de São Miguel e o aconselhou a fazer uma troca com o MNE. A crer nas nossas fontes, Ulisses Correia e Silva deu esta ordem enquanto presidente do MpD, porquanto como primeiro-ministro não tem este poder, na medida em que as autarquias locais gozam de autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

Todavia, Herménio Fernandes recusou obedecer o chefe do seu partido e continua a passear no seu BMW como se nada tivesse acontecido. Uma viatura que, segundo algumas vozes em São Miguel, tem muito pouco de oficial, porquanto tem 3 televisores no interior e apresenta-se com vidro fumado, o que impede as pessoas de fora de verem quem está dentro do carro.

Recorde-se que o jovem autarca de São Miguel adquiriu um BMW X5 na empresa Bavaro Motors, para seu uso pessoal. A viatura chegou ao concelho no passado mês de Agosto. Herménio Fernandes diz que já pagou 6 milhões e 400 mil escudos, num sistema de compra leasing. Até este momento não informou ao país quanto vai pagar mensalmente até liquidação total da viatura, sendo leasing uma espécie de aluguer.

Na mesma ocasião, Herménio Fernandes, informava ao país que comprou a viatura na decorrência de um concurso público, em que a Câmara Municipal de São Miguel conseguiu poupar 2 mil contos. Porém, nunca disse quem eram as outras empresas concorrentes, não tendo explicado também em que consiste a referida poupança.   

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação