Actual assessor especial do ministro das Finanças, Jorge Benchimol Duarte, é o novo presidente do Conselho de administração da ASA. Com ele, entram Nuno Santos e Moisés Fortes.
Desde quinta-feira passada que a empresa de aeroportos e segurança aérea tem nova equipa gestora. Como vinha sendo noticiado, sobretudo pelo A Nação, todos os membros do Conselho de Administração ASA, empresa de Aeroportos e Segurança Aérea, Renato Lima (PCA), Daniel Évora e Aniceto Barbosa (administradores-executivos), acabaram demitidos pelo Governo.
O processo foi sendo arrastado até agora por, ao que consta, ter havido um certo lobby do Sal, contra os nomes então avançados pelo semanário do Palmarejo. Mas a troca de gestores revelou-se um imperativo depois dos desentendimentos entre Renato Lima e o administrador executivo Aniceto Barbosa.
Ademais, a ausência de Daniel Évora do Conselho de Administração por motivo de doença apressou, de igual modo, a demissão em bloco da equipa que há um ano foi nomeada para liderar a ASA.
Com a queda de Renato Lima, entra para o seu lugar, como PCA, Jorge Benchimol Duarte, actual assessor especial do ministro das Finanças e seu ex-colega na administração da Tecnicil.
Fazem parte ainda do novo CA da ASA, Nuno Santos e Moisés Fortes, como administradores executivos. A nova equipa está a trabalhar nas novas funções desde a passada quinta-feira.
O Conselho de Administração da ASA, presidido por Renato Lima, estava a ser bastante criticado, pela inércia e marasmo da empresa pública que gere os aeroportos.
Comentários