• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Grupo de cidadãos quer Félix Cardoso presidente da CM de Santa Catarina
Política

Grupo de cidadãos quer Félix Cardoso presidente da CM de Santa Catarina

Félix Cardoso é candidato às eleições autárquicas de 2024 no concelho de Santa Catarina. A decisão, avaliada e ponderada, surgiu após apelos insistentes de vários cidadãos que vinham incentivando Félix Cardoso para concorrer à presidência da Câmara Municipal, “como a melhor alternativa para Santa Catarina e Santiago Norte”. Cardoso, eleito como vereador nas eleições de 2020, disse sim e inclusive já tem uma equipa técnica a preparar o projecto eleitoral, as linhas programáticas e a estratégia de campanha da sua candidatura, que será, segundo diz, “aberta ao diálogo para a construção do mais amplo consenso”

A iniciativa partiu de um grupo constituído por empresários, políticos, quadros académicos, emigrantes, trabalhadores, jovens e forças vivas de Santa Catarina, que prefere ficar, por ora, em anonimato, mas que vem se movendo de forma determinada junto da sociedade santacatarinense em busca de mais apoio.

Na verdade, a ideia de recandidatura do conhecido advogado já estava a ser analisada pelo próprio faz tempo, conforme admitiu ao Santiago Magazine, confirmando que vai concorrer à presidência da Câmara Municipal de Santa Catarina nas eleições autárquicas de 2024. Mas só fará o anúncio formal e oficial “oportunamente”, através de uma comunicação ao país e à diáspora.

Cardoso, que em 2020 candidatou-se como independente pelo grupo “Santa Catarina Acima de Tudo –SAT” – conseguiu perto de 5 mil votos e conseguiu se eleger vereador –, encara o repto lançado que lhe foi lançado agora por elementos da sociedade civil santacatarinense como sinal de confiança na sua pessoa e na ampliação e crescimento da sua aceitação no município “como a melhor alternativa” para o concelho capital de Santiago Norte.

E por congregar na sua massa apoiante todos os estratos sociais (local e na diáspora) Félix Cardoso está a trabalhar na construção de “uma candidatura aberta, mais ampla possível, disponível para o diálogo sério e honesto com todos os actores de modo a construir um largo consenso/solução para os problemas de Santa Catarina”.

A ideia é ter “uma equipa forte e inclusiva para a construção e desenvolvimento de Santa Catarina nas próximas horas”. No seu dizer, é uma candidatura para ganhar e catapultar Santa Catarina e Santiago Norte rumo ao desenvolvimento.

Neste momento, uma equipa técnica está montada para preparar o novo projecto eleitoral, estando os trabalhos em fase bem avançada. Tanto esse grupo de trabalho quanto Félix Cardoso têm estado em incessantes contactos no terreno em busca de inputs para ajustar ao seu conteúdo programático eleitoral. Na semana passada, por exemplo, Cardoso esteve em visita ao interior do concelho, de onde regressou, diz, satisfeito dada à grande expectativa que os munícipes depositam na sua candidatura por “perspectivar e trazer um novo rumo para toda a região Norte de Santiago”.

Em Dezembro, Félix Cardoso, na qualidade de presidente do grupo independente Santa Catarina Acima de Tudo (SAT) e o seu único vereador eleito nas autárquicas de 2020, efectuou um périplo por todas as localidades do concelho numa “visita técnica exaustiva” de três dias em que aproveitou para conhecer o ritmo de trabalho das instituições sedeadas no município e contactar os munícipes, com destaque para a vista aos mercados de Assomada, onde foi bem acolhido.

Félix Cardoso mostra-se empenhado na construção (repete este substantivo quase a cada frase) de um projecto eleitoral de base ampla, emanado da sociedade cvil para a sociedade civil.

Partilhe esta notícia