• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Grupo independente SAT percorre Santa Catarina de fio a pavio em contacto com a população
Política

Grupo independente SAT percorre Santa Catarina de fio a pavio em contacto com a população

O presidente do grupo independente Santa Catarina Acima de Tudo (SAT) e o seu único vereador eleito nas autárquicas de 2020, Félix Cardoso, arranca este sábado, 17, um périplo por todas as localidades do concelho numa “visita técnica exaustiva” de três dias em que aproveita para conhecer o ritmo de trabalho das instituições sedeadas no município. Acompanham Cardoso nesses contactos, os dois deputados eleitos pelo SAT e outros membros dessa organização política independente do maior concelho de Santiago Norte.

Em nota, o SAT – grupo independente que à primeira participação nas eleições autárquicas em 2020 conseguiu eleger um vereador e dois deputados – informa que a delegação será composta pelo seu líder e atual vereador da Câmara Municipal de Santa Catarina, Félix Cardoso, os dois deputados eleitos e os seus membros.

O SAT esclarece que será “uma visita técnica exaustiva ao Município de Santa Catarina para, entre outros propósitos, inteirarem-se da real situação socioeconómica do concelho”.

Durante os três dias de visita (17, 18 e 19) ao Município de Santa Catarina, a delegação do SAT tenciona percorrer todas as localidades, pois, explica a nota, “decorridos mais de dois anos de mandato do atual executivo camarário, vale a pena fazer uma avaliação profunda sobre o estádio em que se encontra o município, tendo em conta as promessas feitas durante a campanha das autárquicas de 2020”.

Os contactos começam logo na manhã de sábado, 17, nos mercados da cidade e no terminal rodoviário, seguido de conversa com os moradores, visita ao gimno-desportivo de Nhagar e deslocação à ribeira da Barca, já no período da tarde. No domingo, o dia é reservado a visita às populações da Ribeira dos engenhos, João Bernardo e Rincão. No último dia de trabalhos, na segunda-feira, Felix Cardoso e a sua comitiva irão a Figueira das Naus, Achada Lém e Fundura para mais diálogos com os moradores para auscultar as suas preocupações.

“Recorde-se que a candidatura da SAT que congregou várias sensibilidades e forças da sociedade civil compostas por jovens, quadros, intelectuais, trabalhadores e filhos do concelho, homens e mulheres do campo e da cidade do concelho de Santa Catarina e a sua vasta diáspora, prometeu, na ocasião, caso ganhasse as eleições, imprimir naquele município uma ‘nova dinâmica, nova visão, assim como novas estratégias e ambições para colocar Santa Catarina, num outro patamar de desenvolvimento, onde podemos recentralizar o papel de Santa Catarina, no contexto de Santiago Norte e do país’, garantira o Dr. Félix Cardoso, em declarações à imprensa, quando anunciou a sua candidatura à Presidência da Câmara Municipal de Santa Catarina em 2020”, informa o grupo, que pretende concorrer outra vez às autárquicas de 2024.

“Deste modo, com esta visita às populações de Santa Catarina, o vereador Félix Cardoso e demais eleitos municipais e membros da SAT, pretendem conversar com todas as forças vivas e agentes de desenvolvimento do concelho, a fim de perscrutar se as várias promessas feitas pela atual liderança camarária em 2020, têm sido cumpridas e qual é a expectativa dos munícipes para os próximos tempos”, sublinha o SAT.

Recorde-se que nas autárquicas de 2020, o MpD ganhou as eleições para a Câmara Municipal só conseguiu eleger quatro vereadores, tendo que dividir a câmara com mais três vereadores eleitos pelas listas do PAICV e um do grupo Santa Catarina Acima de Tudo, Félix Cardoso. Na Assembleia Municipal, o MpD ficou com onze deputados, o PAICV dez e o SAT, dois deputados.

Partilhe esta notícia