• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Governo vai levar ao Parlamento proposta de lei para criação do Tribunal da Comarca de São Miguel
Política

Governo vai levar ao Parlamento proposta de lei para criação do Tribunal da Comarca de São Miguel

A ministra da Justiça, Joana Rosa, anunciou esta quarta-feira, 16, que o Governo vai levar “brevemente” ao Parlamento a proposta de lei para criação do Tribunal da Comarca de São Miguel, uma revindicação antiga da população e da própria autarquia.

“(…) Vamos levar ao Parlamento uma proposta de lei visando a criação do Tribunal da Comarca de São Miguel”, anunciou a governante, que lembrou da “boa vontade e da insistência do edil micaelense” para a instalação desse órgão judicial.

A titular da pasta da Justiça fez este anúncio durante o seu discurso no acto da inauguração do Gabinete de Reinserção Social e Penas Alternativas para servir toda a região Santiago Norte, instalado no Tribunal da Comarca de Santa Cruz, que foi presidido pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

“São Miguel precisa e tem um número de população que quer e reclama a instalação do Tribunal da Comarca”, observou, lembrando que o grande número de processo no Tribunal do Tarrafal é de São Miguel, cuja população actualmente desloca-se mais de 20 quilómetros para ali tratar de assuntos judiciais.

Por tudo isso, acrescentou: “Temos razões (…) para instalarmos o Tribunal da Comarca de São Miguel brevemente”.

Na ocasião, informou que o Governo tem ainda vários projectos para a região Santiago Norte do ponto de vista de criação de conservatórias e de serviços de Justiça, visando trazer os serviços para junto da população.

Joana Rosa anunciou ainda que o Governo vai criar a Conservatória dos Registos e Cartório Notarial de São Salvador do Mundo.

“(…) A instalação do Tribunal da Comarca de São Miguel é um sonho antigo e um compromisso dessa equipa camarária”, reagiu em declarações à Inforpress, o edil micaelense, Hermémio Fernandes, que lembrou que a responsabilidade da sua criação é do Governo, do Conselho da Magistratura Judicial e do Parlamento.

“Recebemos com muito agrado o anúncio feito pela ministra da Justiça que a proposta de lei para a criação do Tribunal da Comarca de São Miguel vai dar entrada no Parlamento brevemente para a sua aprovação e posteriormente a sua instalação”, congratulou-se.

Por tudo isso, acredita que a instalação desse órgão judicial muito aguardado pelo micaelense é um grande ganho para São Miguel, tendo em conta que vai trazer os serviços da justiça cada vez mais próximo das comunidades, permitir a realização da justiça e avanços em matéria de desenvolvimento.

“São Miguel foi criado em 1997, mas a instalação do município ainda não foi completada. E a criação do Tribunal da Comarca é mais uma pedra que estamos a colocar nesse ‘puzzle’, visando dotar de facto São Miguel de todos os serviços para melhorar o seu desenvolvimento”, finalizou

Partilhe esta notícia