• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Governo reitera esforços para aumentar investimentos em todas as áreas que lidam com juventude
Política

Governo reitera esforços para aumentar investimentos em todas as áreas que lidam com juventude

O ministro da Juventude e Desporto reiterou hoje os esforços do Executivo, que serão traduzidos no orçamento a ser aprovado pelo Conselho de Ministros, ainda este mês, para aumentar os investimentos nas áreas que lidam com a juventude.

Carlos Monteiro fez estas declarações à imprensa à margem do quarto Fórum Regional da Juventude a acontecer nos dias 14, 15 e 16 de Setembro no estádio nacional, na Cidade da Praia.

“Estamos numa nova organização do sector da juventude, fizemos uma abordagem transversal de toda a temática relacionada com a juventude e temos vindo a aumentar sempre o investimento em todas as áreas que lidam com a juventude”, salientou o governante.

O Governo, sustentou, tem vindo a fazer um “forte investimento” em todos os sectores da juventude para poder “estar à altura daquilo que é a ambição” da juventude cabo-verdiana.

“Vamos continuar a acelerar estas medidas e melhorar aquilo que já foi feito e, depois desta crise pandémica, mas ainda dentro desta crise inflacionária e financeira que estamos a viver, vamos continuar a fazer esforços que vão estar traduzidos no orçamento que o Conselho de Ministros irá aprovar ainda este mês”, concretizou Carlos Monteiro.

Por outro lado, o ministro da Juventude e Desporto assegurou que o Governo, desde o mandato passado, tem vindo a trabalhar para colocar Cabo Verde, a nível da Educação, nos patamares dos países desenvolvidos.

“Nós vivemos num mundo globalizado, altamente competitivo, temos um continente cada vez mais competitivo, cheio de oportunidades e os jovens querem ter ferramentas necessárias para aproveitar as oportunidades, quer em Cabo Verde quer no continente africano e em qualquer parte do mundo, e é isso que a nossa Educação tem de conseguir dar aos jovens de Cabo Verde: ferramentas à medida dos seus sonhos e das suas necessidades”, reforçou.

O fórum da juventude, que foi iniciado em 2019 em São Vicente, é, conforme o governante, fruto das reivindicações ou do subsídio que os jovens deram para poderem debater, dar a sua voz e mostrar como podem contribuir para a melhoria de políticas públicas e estão a responder de forma “muito positiva e engajada”.

Ivanildo Mendes em representação aos jovens no Fórum, disse que os jovens cabo-verdianos têm ideias inovadoras que vão ao encontro daquilo que é a dificuldade do País e que há vantagens para os jovens aproveitarem e poderem colocar em prática as suas ideias.

Segundo o mesmo, o Governo tem estado a “fazer a sua parte”, pelo que cabe aos jovens serem “mais proactivos, correrem atrás” e darem respostas concretas para o País, sublinhando que o desemprego e acesso ao microcrédito têm sido as principais preocupações dos jovens.

Partilhe esta notícia