• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Governo às voltas para escolher nova equipa gestora da ARME
Política

Governo às voltas para escolher nova equipa gestora da ARME

Vários nomes estão sobre a mesa para suceder ao actual presidente do conselho de administração da Agência Reguladora Multissetorial da Economia, que anunciou a sua saída no final deste mês depois de nomeado pela ONU como embaixador da UNESCO na República Democrática do Congo. Celso Ribeiro, João Tomar e Karine Rendall Monteiro são as hipóteses mais firmes.

O governo foi apanhado de surpresa com a comunicação que foi feita por Isaías Barreto da Rosa de que vai deixar a presidência do conselho gestor da ARME o mais tardar até final de abril para abraçar uma missão diplomática enquanto embaixador da UNESCO na República Democrática do Congo.

Sem estar preparado, o Executivo vê-se agora às voltas para encontrar técnicos que considera com perfil adequado para o novo CA, já que com a saída de Barreto da Rosa todos os elementos da equipa caem em simultâneo.

Santiago Magazine sabe que vários nomes estão sobre a mesa, mas as nossas fontes apostam todas as fichas em Celso Ribeiro, quadro do BCV e actual deputado do MpD por Santiago Norte, João Tomar, director nacional do Património do Estado, e Karine Rendall Monteiro, actual diretora de Comunicações Tecnológicas da ARME.

Monteiro teria sido apontada para PCA, mas sensibilidades dentro do MpD e no Governo estarão a opor ao seu nome por considerarem que aquela técnica é próxima do PAICV.

Assim sendo, o nome mais ou menos consensual para presidir o conselho de administração da ARME é o de Celso Ribeiro. Aliás, no seio dos funcionários da Agência Reguladora Multissetorial da Economia Ribeiro aparece como nome certo para o lugar, mas outros lobbies podem fazer mexer outras peças do xadrez e alterar tudo.

Partilhe esta notícia