Fábio Vieira vence eleições para a presidência da ANMCV. Leida Santos (MpD) é a nova presidente da Mesa da Assembleia
Política

Fábio Vieira vence eleições para a presidência da ANMCV. Leida Santos (MpD) é a nova presidente da Mesa da Assembleia

O presidente da Câmara Municipal dos Mosteiros, Fábio Vieira, é o novo presidente da Associoção Nacional dos Municípios de Cabo Verde, após vencer esta tarde Isaías Varela, autarca de São Domingos, por 71 votos contra 53 do seu oponente. E Leida Santos, presidente da Assembleia Municipal da Ribeira Grande de Santo Antão, superou a candidatura de Clara Marques, sua homóloga no município da Praia.

A Assembleia-geral da ANMCV ditou resultados surpreendentes esta sexta-feira. Isaías Varela, edil de São Domingios, que tinha sido escolhido pelos autarcas do PAICV como candidato para liderar a Associação Nacional dos Municípos, foi derrotado por Fábio Vieira, presidente da CM dos Mosteiros, também do partido tambarina, com uma margem significativa: 71 votos a favor, contra 53 depositados na candidatura de Varela.

A surpresa tem a ver com o facto de Isaías Varela ter sido previamente, e de forma quase consensual, eleito pelos seus próprios colegas autarcas do PAICV, força política que detém a maioria das câmaras municipais do país. Mesmo assim, na hora da verdade, a sua candidatura não passou, sendo suplantado por Fábio Vieira, que só anunciou a sua candidatura após o presidente da Assembleia Municipal de Santa Cruz (PAICV), Gerson Cardoso, ter impugnado a escolha de Varela, por supostas “irregularidades processuais”.

Na terça-feira, 18, o Conselho de Jurisdição e Fiscalizaçáo do PAICV indeferiu o pedido de impugnação, viabilizando o concurso de Isaías Varela, "carregado" por Francisco Carvalho, presidente da Câmara Municipal da Praia e candidato à liderança do partido. Contudo, e num volte-face para se tirar ilações nos próximos dias, os votos acabaram direccionados para o edil dos Mosteiros, apoiado pelo também concorrente à presidência do PAICV, Nuias Silva, mesmo apresentando a sua candidatura praticamente em cima da hora.

Outro revés para as hostes tambarinas tem a ver a com a eleição de Leida Santos, do MpD, para presidente da Mesa da Assembleia da Associaçáo Nacional dos Municípios, em detrimento da candidata então favorita Clara Marques, presidente da AM da Praia, e que contava com os votos da maioria das câmaras e assembleias municipais que administra em todo o país.

 

Partilhe esta notícia