• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Estatuto Especial da Praia. Emanuel Barbosa pergunta se Mircéa Delgado é detratora ou vítima
Política

Estatuto Especial da Praia. Emanuel Barbosa pergunta se Mircéa Delgado é detratora ou vítima

Mircéa Delgado, deputada do MpD pelo círculo eleitoral de São Vicente, votou contra o Estatuto Especial da Praia, proposto pelo governo. Em consequência ela terá sido "agredida" pelo seu colega de bancada, Emanuel Barbosa, com palavras e ameaças. A deputada promete resolver a desfeita de Emanuel Barbosa nas “instâncias próprias”. Por seu turno, esse deputado eleito pelo círculo eleitoral da Europa pergunta se Delgado é detratora ou vítima neste processo. 

Isto ainda vai dar que falar. Os democratas não se entendem, e tudo indica que o respeito pela liberdade de cada um terá sido consumido pela força de uma qualquer ventoinha desenfreada. E quando assim é, pode dar-se o caso de a agressão e o atentado aos direitos individuais, se transformarem em algo normal, corriqueiro, quiçá arma de arremesso quando faltam argumentos ou alguém deles não precisa para impor a sua força, o seu desejo.

O incidente ocorreu no final da última sessão parlamentar, no Palácio da Assembleia Nacional. Emanuel Barbosa terá agredido a sua colega do Mindelo com palavras e ameaças, alegadamente esta por ter votado contra o estatuto especial da Praia e, naturalmente, contra as indicações do partido que a fez eleger – o MpD. Mircéa Delgado ameaça remeter a agressão para “instâncias próprias”, entenda-se, tribunais.

Todavia, Emanuel Barbosa, num post publicado no facebook, minimiza a ameaça da sua colega de bancada, sugerindo tratar-se de uma manobra de diversão, pois que “não existem factos” sobre os quais Mircéia Delgado poderá queixar-se.

Aliás, o deputado ventoinha pelo círculo eleitoral da Europa, diz-se “convencido que os rumores postos a circular mais não significam que uma manobra de diversão, quer em relação aos mindelenses, quer em relação aos santiaguenses/praienses, quer em relação aos seus colegas de partido incluindo o líder”, e continua na mesma toada, acusando a deputada do Mindelo de, provavelmente bem assessorada, estar a arquitetar uma estratégia maquiavélica para se livrar do ónus de ter que explicar aos seus pares e líderes o seu sentido de voto em parceria com o PAICV e em linha com o SOKOLS contra o Estatuto Especial para Praia.

“Pressinto que o embuste irá persistir até que o assunto seja esquecido, o que poupará à deputada o eventual vexame de ter de explicar aos seus pares o que lhe vai na alma e o tipo de calculismo político que a anima. Neste quesito, compete ao MpD e não a mim analisar o relacionamento que tem com os seus militantes e o quanto ganhou ou perdeu na implementação da sua agenda política e na sua estratégia de comunicação e, ainda, quais os benefícios colhidos pelo PAICV, UCID e Sokols”, escreve Barbosa, num tom entre ameaçador e acusatório.

Ainda a sair do adro, tudo aponta que esta novela irá desenvolver-se em vários capítulos, circulando entre o campo político e a esfera familiar.

Porquê? Porque Zack Delgado, por sinal irmão da Mircéa Delgado, também publicou um post no facebook, tratando o deputado Emanuel Barbosa de infeliz, covarde e de estar a mentir com todos os dentes sobre este assunto, aconselhando a líder da bancada do MpD, Joana Rosa, a ficar fora deste lamaçal para onde esse deputado eventualmente a quer arrastar.

“A Dra. Joana Rosa, líder da Bancada Parlamentar do MPD, não tem que ser empurrada para esse lamaçal devido à covardia de um infeliz que mente com todos os dentes que tem na boca, deixando a triste imagem de um covarde que na primeira oportunidade se sujeita a engolir as suas próprias palavras”, escreve Zack Delgado, para contrapor a afirmação do Barbosa, segundo a qual ele estaria a comentar com a líder Joana Rosa, sobre o voto da Mircéa, quando esta, ouvindo o seu comentário, reagira de forma “epidérmica”, sendo que ele Barbosa, “mais não disse que a sua atitude era deselegante e desleal para com o Grupo Parlamentar e com o partido”.

“Na verdade, foi a deputada que reagiu num arrebatamento impulsivo e descontrolado e eu, para o bem do grupo, preferi ignorar”, defende Barbosa, que julga não cometer qualquer inconfidência ao publicar o post, em defesa da sua honra e bom nome, relativamente aos rumores que circulam nas redes sociais sobre uma alegada agressão verbal a uma colega de bancada.

Entretanto, Zack Delgado está firme e confiante na defesa da irmã, quando afirma que “vários deputados e deputadas das bancadas do MPD e do PAICV, escandalizados e incrédulos, segundo a minha irmã, ouviram as barbaridades que o indivíduo pronunciou e já se prontificaram a testemunhar sobre o que se passou”.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação