Entre apelos à união e à descentralização, Santa Catarina assinala 191 anos do município
Política

Entre apelos à união e à descentralização, Santa Catarina assinala 191 anos do município

Armindo Freitas apelou à unidade de todos, exaltou o novo ciclo de mudança iniciado com a sua liderança e fez um breve balanço destes 11 meses de mandato. Por sua vez, José Maria Neves defendeu a necessidade de aprofundar a descentralização, a capacidade de resiliência da população de Santa Catarina e o poder local como pilar da democracia. Na sessão extraordinária foram, ainda, homenageados quatro ex-presidentes da Assembleia Municipal e o antigo presidente da Câmara Beto Alves.

Reunida em sessão extraordinária, a Assembleia Municipal de Santa Catarina (Santiago) celebrou os 191 anos de elevação a município (que hoje se assinalam), num ato público realizado nesta segunda-feira, 24, no auditório da Uni-CV, em Cruz Grande.

O presidente da Câmara Municipal apelou à união de todos e garantiu que a equipa camarária está centrada em consolidar o novo ciclo de mudança, iniciado com a sua eleição em dezembro do passado ano.

Armindo Freitas destacou que, nestes 11 meses de governação, a sua equipa esteve enfocada em políticas sociais, promoção do empreendedorismo jovem e do setor produtivo, bem como em intervenções no saneamento e requalificação urbana, medidas de valorização dos funcionários, reforço e melhoria dos serviços municipais e instalação da Polícia Municipal.

Descentralização e desenvolvimento equilibrado, inclusivo e sustentável

Por sua vez, o presidente da República salientou o importante papel do poder local e reiterou a necessidade de aprofundar a descentralização, condição fundamental para assegurar um desenvolvimento equilibrado, inclusivo e sustentável do arquipélago.

José Maria Neves, sublinhou, ainda, a capacidade de resiliência da população de Santa Catarina e o poder local como pilar da democracia, defendendo a necessidade de apostar na descentralização e na disponibilização de mais recursos aos municípios para melhor enfrentarem as demandas do desenvolvimento e as mudanças climáticas.

A sessão extraordinária homenageou, ainda, quatro antigos presidentes da Assembleia Municipal, Carlos Albertino Veiga, Olívio Monteiro, Felisberto Moreira e Eurico da Moura, mas também o antigo presidente da Câmara Beto Alves.

Foto: PR

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
    O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
    Inicie sessão ou registe-se para comentar.