• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
CMP anuncia medidas anti-Covid: Mercados com menos vendedeiras e recintos desportivos encerrados
Política

CMP anuncia medidas anti-Covid: Mercados com menos vendedeiras e recintos desportivos encerrados

O presidente da Câmara Municipal da Praia anunciou hoje algumas medidas para combater a covid-19, através do Programa Stop Covid, que vai obrigar à redução do número de vendedeiras nos mercados  da capital, uso obrigatório de máscaras nas feiras e reforço de fiscalização ao funcionamento de espaços públicos.

Francisco Carvalho, que falava em conferência de imprensa, na Cidade da Praia, informou que a autarquia vai “proibir a circulação de pessoas sem máscaras no interior dos mercados e feiras”, assim como “vão ser encerrados  os espaços desportivos e de lazer afectos à câmara”.

Entre as medidas apontou também a mobilização das associações comunitárias e desenvolvimento local para uma “ampla campanha de sensibilização” em todos os bairros, abrangendo a  distribuição de folhetos informativos com conteúdo  sobre a pandemia.

Segundo o autarca praiense, a câmara vai colocar carros de som nas ruas para reforçar a campanha de luta contra a covid-19, divulgando mensagens de sensibilização junto dos munícipes sobre a “gravidade” da pandemia.

Com o Programa Stop Covid, adiantou o autarca praiense,  pretende-se “reduzir o risco de contaminação” no município da Praia.

Francisco Carvalho lamentou ainda o facto de o município da Praia continuar a ser o epicentro de propagação da covid-19, na ilha de Santiago, não obstante, sublinhou,   a tomada de medidas restritivas e de uma “extensa campanha de sensibilização”.

A sensibilização dos condutores dos transportes colectivos de passageiros no sentido de acautelarem a lotação nas viagens faz parte também da campanha que a câmara vai realizar.

Relativamente ao programa das festividades  do Dia do Município da Praia, que se assinala no próximo dia 19, indicou que o mesmo  vai ser adequado ao plano de contingência vigente durante o estado de calamidade.

Neste momento, todo o País vive em situação de calamidade  decretada pelo Governo, excepto a ilha a Brava.

“Espera-se que com o Programa Stop Covid a edilidade possa contribuir para reverter as estatísticas na capital do País, num momento em que os dados apontam para mais de 23 mil casos positivos acumulados, desde o início da pandemia com mais de duas centenas de óbitos”, precisou o autarca praiense, para quem a situação da pandemia é “muito grave”.

Para o presidente do município que ostenta a capital do País,  este é o momento de “congregação de esforços” para, de “mãos dadas”, a resolução do problema que se coloca a Cabo Verde, no que tange ao combate à covid-19.

Instado sobre a materialização de algumas medidas anunciadas, nomeadamente a fiscalização ao horário de funcionamento de espaços públicos, tendo em conta que a câmara não dispõe de polícia municipal, Carvalho esclareceu que vão ser executadas em “parceria com outras instituições”.

“Há medidas que a câmara municipal consegue implementar sozinha, mas grande parte vai ser implementada em parceria com outras instituições”, ressaltou o edil praiense.

Quanto aos recursos para a efectivação do plano,   admitiu que  vão ser investidos todos os recursos financeiros que se mostrarem necessários para o efeito.

Entretanto, perguntado sobre a retoma das obras, que estavam em curso no município, Francisco Carvalho preferiu deixar a resposta para uma outra altura, em que, de acordo com as suas palavras,   pode ser convocada uma conferência de imprensa para se falar sobre outros assuntos do município.

Partilhe esta notícia