• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Boa Vista: Presidente da República considera prioritário dar atenção à questão das evacuações médicas na ilha
Política

Boa Vista: Presidente da República considera prioritário dar atenção à questão das evacuações médicas na ilha

O Presidente da República (PR), José Maria Neves, defendeu que é preciso dar prioridade à questão das evacuações na ilha da Boa Vista devido aos “constrangimentos que causam bloqueios” na transferência de doentes.

O Chefe de Estado falava aos jornalistas após concluir o seu segundo dia de visita à ilha da Boa Vista.

Sobre a visita realizada ao centro de saúde, José Maria Neves considerou ter sido “importante”, onde pôde constatar trabalhos já realizados, equipamentos que o centro já dispõe e a expansão com a construção do bloco operatório.

Na opinião de José Maria Neves há “boas perspectivas” e se está a trabalhar “bem” na transformação para o centro de saúde no hospital com as valências necessárias para dar uma melhor cobertura à ilha.

“Outra questão importante na qual se deve dar atenção prioritária é a das evacuações. Há alguns constrangimentos e alguns bloqueios nas evacuações e é preciso resolver rapidamente esta questão”, afirmou.

Quanto aos encontros com as ONG ambientais que protegem as tartarugas, o Chefe de Estado considerou que fazem um trabalho “a todos os títulos meritório” e devem ter mais apoios para que possam efectivamente cumprir os seus desideratos.

José Maria Neves disse ainda que é preciso que o Estado dê mais atenção aos desportos náuticos, aquáticos criar espaços alternativos para que os desportistas, agentes desportistas e empreendedores possam ter oportunidade de fazer os seus investimentos e apoiar este sector na sua organização, criando ferramentas para que os atletas possam estar mais apoiados no exercício das suas actividades.

“No bairro de Boa Esperança há um conjunto de realizações, há também um esforço da comunidade e cada vez que venho cá encontro a comunidade mais empoderada, com mais possibilidades de acção”, avaliou.

Para o Presidente da República, há ainda a necessidade de requalificação da cidade de Sal-Rei e particularmente a orla marítima e toda a problemática da orla marítima, além das questões sociais e económicas que precisam ser construídas.

Verificou igualmente que a ilha precisa de um empurrão para fazer face aos desafios que tem, neste momento, sobretudo no pós-pandemia para poder acelerar o processo global de desenvolvimento.

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, Cláudio Mendonça, considerou a visita do PR “importante” e que veio trazer alguma esperança, para ver ‘in loco’ as dificuldades que a ilha está a passar e perspectivar aquilo que se pode fazer em prol do desenvolvimento.

Por isso, o autarca espera que o Presidente da República exerça a sua magistratura de influência e que exerça a sua capacidade de influência junto de parceiros nacionais e internacionais e na mobilização de recursos para incrementar o desenvolvimento da ilha.

“Portanto, é um momento importante da nossa ilha e de ver parceiros locais e nacionais que estão focados naquilo que é o desenvolvimento desta ilha perspectivando, assim o nosso crescimento”, concluiu.

Partilhe esta notícia