• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Boa Vista. Câmara Municipal afirma que soluções estão sendo criadas para a conclusão das obras da Praça Santa Isabel
Política

Boa Vista. Câmara Municipal afirma que soluções estão sendo criadas para a conclusão das obras da Praça Santa Isabel

A Câmara Municipal da Boa Vista da Boa Vista reconheceu hoje que entre avanços e recuos, a conclusão das obras de requalificação da Praça Santa Isabel tem conhecido “atrasos inadmissíveis”, com “prejuízos enormes” para toda a ilha, mas afirmou que soluções estão sendo criadas.

Em comunicado a Câmara Municipal da Boa Vista começa por esclarecer que é dona da obra, mas que o financiador é a Sociedade de Desenvolvimento Turístico da Boa Vista e Maio (SDTBM) e que razões que não conhece de todo, mas que eventualmente terá a ver com as crises que o país enfrenta desde 2020, de repente a SDTBM declarou-se sem fundos para continuar a financiar o projeto da Praça Santa Isabel.

Prosseguindo, referiu que a ausência de financiamento, associada a outros constrangimentos relacionados com a empresa contratada, no caso a SOGEI, provocaram paralisações da obra por vários meses, “sempre com a Câmara Municipal por cima a procurar o diálogo e a concertação entre os envolvidos, visando encontrar a melhor solução para o impasse, e consequentemente, para a retoma e conclusão da obra”.

“Foi nesse processo de procura incessante de solução que a Câmara Municipal teve a coragem de avançar com a rescisão do contrato com a SOGEI e acionado a empresa que havia sido selecionada em segundo lugar, no caso a Construção Figueiredo e Soares – SA (CFS), que assumiu o comando das obras, tendo a Câmara Municipal adiantado fundos próprios para que as mesmas reiniciassem, uma vez que a SDTBM continuava a declarar-se incapaz de financiar o projeto”, lê-se.  

Com o desenvolvimento dos trabalhos, reiniciados com o adiantamento disponibilizado pela Tesouraria Municipal, acrescentou a autarquia, o Governo de Cabo Verde resolveu conceder um aval à SDTBM para a contração de um crédito junto da Banca, destinado ao cumprimento do contrato de financiamento do projeto da Praça.

“Esse aval do governo foi uma luz no fundo do túnel, quiçá, uma esperança de que, finalmente, a obra da Praça Santa Isabel seria concluída e a vida na cidade de Sal Rei e na ilha da Boa Vista retomaria o seu ritmo natural. Acontece, porém, que contra todas as expetativas, a SDTBM não conseguiu aceder-se ao financiamento, ao menos a crer pelas informações chegadas à Câmara Municipal da Boa Vista, pelo que todo o processo voltou à estaca zero”, acrescentou.

Entretanto, avançou que fruto da parceria entre a Câmara Municipal da Boa Vista e a SDTBM, o governo de Cabo Verde já concedeu um aval à empresa CFS, a partir do qual esta terá acesso a um crédito bancário para a conclusão da obra.

 “O processo já se encontra numa fase avançada, podendo o dinheiro ser libertado a qualquer momento, sendo certo que faltam poucos trabalhos para termos a nossa Praça de volta”, avançou.

O comunicado diz ainda que estas “são informações importantes” que a Câmara Municipal entendeu partilhar com a ilha e com o país, aproveitando a oportunidade para reafirmar o seu compromisso em tudo fazer para cumprir com as suas obrigações, lutando com todos os meios ao seu dispor para transpor barreiras e constrangimento, uns visíveis, outros nem tanto, porém, convicta de que a vitória esteve, está e estará sempre do lado da verdade, da legalidade, da transparência e do interesse público.

Partilhe esta notícia