• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Artista plástico Joaquim Semedo celebra 15 anos de carreira com exposição “Nos mar nos sustentu”
Política

Artista plástico Joaquim Semedo celebra 15 anos de carreira com exposição “Nos mar nos sustentu”

O artista plástico Joaquim Semedo tem patente na Câmara Municipal da Praia uma exposição intitulada “Nos mar nos sustentu” (Nosso mar nosso sustento, em português) com vista a celebrar seus 15 anos de carreira.

À imprensa o artista plástico revelou ainda que “Nos mar nos sustentu”, de hoje a 06 de Março, é uma homenagem aos pescadores e peixeiras, bem como uma forma de chamar a atenção da população para a proteção do mar, que é “a riqueza da nação” cabo-verdiana.

Joaquim Semedo avançou que a sua arte retrata suas vivências, acontecimentos da sociedade em geral, tentando abordar sempre uma diversidade de temas, para além da natureza, traz figuras, povo cabo-verdiano e homenageia os artistas, tendo exemplificado com o mural de artista feito na zona de Terra Branca, na Cidade da Praia.

Ele que consegue viver “100% e muito bem” somente com a sua arte, conforme revelou, fez um balanço positivo destes 15 anos de carreira, exprimindo a sua gratidão por tudo o que tem conseguido apesar das dificuldades.

“Não foi fácil, para ter sucesso, para conseguir algo bom há que sacrificar, e foi com muito sacrifício, mas tem um sabor bom. Encontrei várias barreiras quando fui fazer o meu curso em Portugal, sobretudo dificuldade em pagar a universidade, estadia, alimentação, mas tudo isso faz parte, talvez se fosse fácil eu não estaria a comemorar estes 15 anos com este sabor seria só mais uma coisa banal”, sublinhou.

Joaquim Semedo assinalou ainda que ser artista plástico não é só ter talento, pois exige esforço assim como qualquer outro trabalho, tendo ressalvado que há muitas dificuldades para ser artista plástico em Cabo Verde, listando a não valorização por parte da população.

A exposição “Nos mar nos sustentu” conta dez telas, e, no mês de Março, anunciou, realizará outra exposição em São Lourenço dos Órgãos, com 15 painéis, que vão retratar histórias ouvidas e coisas vividas desde criança até idade adulta.

O artista tem vindo a fazer várias exposições não só em Cabo Verde, mas também no estrangeiro como nos Estados Unidos da América, França e Portugal.

Partilhe esta notícia