64,38% dos militantes do MpD não participaram nas eleições de Ulisses Correia e Silva para mais um mandato à frente do Partido
Política

64,38% dos militantes do MpD não participaram nas eleições de Ulisses Correia e Silva para mais um mandato à frente do Partido

As eleições para presidente do MpD, registaram uma abstenção de 64,38%, conforme os resultados definitivos divulgados hoje pelo partido, que reelegeu o também primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

De acordo com os resultados divulgados pelo Gabinete de Apoio ao Processo Eleitoral (GAPE), nas eleições de 16 de abril, estavam inscritos 32.560 militantes do Movimento para a Democracia (MpD), sendo que desse total apenas 11.598 votaram e registaram-se 11.382 votos válidos.

Conforme os mesmos dados, a candidatura de Ulisses Correia e Silva recebeu 10.371 votos (91,12%), enquanto a candidatura do deputado Orlando Dias conquistou 1.011 votos (8,88%).

Registaram-se ainda 95 votos em branco, 121 nulos e 20.962 eleitores não votaram, representando uma taxa de abstenção de 64,38%.

O GAPE divulgou ainda os resultados definitivos da eleição dos delegados à XIII Convenção do partido, que se realiza entre 26 e 28 de maio, em que concorreu uma lista única, a de Ulisses Correia e Silva, que obteve 10.675 votos (94,89%).

Ulisses Correia e Silva foi reeleito em 16 de abril na liderança do partido no poder em Cabo Verde, em eleições a que concorreu ainda Orlando Dias, atual deputado do partido.

Na altura, o candidato derrotado alegou a existência de fraude eleitoral, dizendo que Correia e Silva sai “fragilizado” destas eleições, com uma parte significativa do partido a não se rever na sua liderança, aludindo igualmente à abstenção neste ato eleitoral.

Já o presidente reeleito pediu respeito pelos militantes do partido após as denúncias de fraude, esperando que Orlando Dias se enquadre novamente na dinâmica do partido.

Por sua vez, o presidente do GAPE, Silvano Barros, disse que no geral as eleições decorreram “num bom clima” e com uma “votação expressiva”, desconhecendo-se qualquer situação de fraude eleitoral.

A votação decorreu em 283 mesas nos 22 concelhos de Cabo Verde, bem como em 29 mesas na diáspora, nomeadamente na Guiné-Bissau, Senegal, São Tomé e Príncipe, Angola, Portugal, Espanha, França, Países Baixos, Itália e Estados Unidos da América.

Ulisses Correia e Silva é primeiro-ministro de Cabo Verde desde 2016 e foi eleito presidente do MpD, pela primeira vez, em 2013, tendo enfrentado, pela primeira vez, uma lista concorrente ao cargo, neste caso liderada pelo deputado Orlando Dias.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.