Pub

gafanhoto

Um grupo de 43 militares já está no terreno para apoiar a Direcção-geral da Agricultura no combate à praga de gafanhotos na ilha de Santiago, que já é considerada pelo Governo como situação de emergência.

Segundo o coordenador do grupo, capitão Carlos Dias, os militares vão ser distribuídos pelos concelhos de São Domingos e Santa Cruz.

Contudo adiantou que dependendo da avaliação da situação no terreno as equipas vão ser retribuídas. “Nos estamos preparados para actuar o tempo que for necessário. Isto claro vai depender da avaliação do Ministério de Agricultura. Estamos a falar de uma situação que envolve várias instituições e numa situação de emergência estamos prontos para dar o nosso contributo” disse em declarações a Rádio de Cabo verde.

Desde a semana passada que o grupo multissectorial de seguimento do ano agrícola detectou focos de gafanhotos em vários concelhos do país.

Em São Domingos, grandes enxames de gafanhotos invadiram as casas das pessoas e terrenos agrícolas e há campos de cultivo onde a cultura do milho já está praticamente dizimada.

Segundo José Teixeira, as zonas mais afectadas com a praga de gafanhotos estão nos municípios da Praia, Ribeira Grande Santiago, São Domingos, Santa Cruz e Tarrafal.

A praga afecta também as ilhas do Fogo, São Vicente e São Nicolau.

Com Inforpress



APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

A crise na imprensa mundial, com vários jornais a fechar as portas, tem um denominador comum: recursos financeiros. Ora, a produção jornalística, através de pesquisas, entrevistas, edição, recolha de imagens etc. Tem os seus custos. Enquanto está a ler e a ser informado, uma equipa trabalha incessantemente para levar a si a melhor informação, fruto de investigação apurada no estrito respeito pela ética e deontologia jornalisticas que caracterizam a imprensa privada, sobretudo.

Neste momento em que a informação factual é uma necessidade, acreditamos que cada um de nós merece acesso a matérias precisas e de interesse nacional. A nossa independência editorial significa que estabelecemos a nossa própria agenda e damos nossas próprias opiniões. O jornalismo do Santiago Magazine está livre de preconceitos comerciais e políticos e não é influenciado por proprietários ou accionistas ricos. Isso significa que podemos dar voz àqueles menos ouvidos, explorar onde os outros se afastam e desafiar rigorosamente aqueles que estão no poder.

Portanto, se quiser ajudar este site a manter-se de pé e fornecer-lhe a informação que precisa, já sabe que toda contribuição do leitor, grande ou pequena, é tão valiosa. Apoie o Santiago Magazine, da maneira que quiser, podendo ser através da conta nº 6193834.10.1 - IBAN CV64 000400000619383410103 – SWIFT: CANBCVCV - Correspondente: TOTAPTPL - Banco Caboverdeano de Negócios - BCN, ou por meio deste dispositivo do PayPal.


APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

Comentar