• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Arnaldo Silva detido e indiciado por burla, falsificação de documentos e associação criminosa
Sociedade

Arnaldo Silva detido e indiciado por burla, falsificação de documentos e associação criminosa

Arnaldo Silva, advogado e antigo secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro na década de 1990, foi detido ontem, quarta-feira, pela Polícia Judiciária, no seguimento de um mandado do Ministério Público por supostos indícios de burla, falsificação de documentos e associação criminosa. Silva, que passou a noite na PJ, deve ser apresentado hoje ao Tribunal para legalização da prisão.

Esta é uma notícia que vamos actualizando à medida que mais informações nos chegam. Para já, é certa a detenção de Arnaldo Silva desde ontem, estando o advogado à espera de ser apresentado ao Tribunal da Praia para legalização da prisão, o que deve acontecer ainda hoje, segundo atestam fontes de Santiago Magazine.

A PJ cumpriu ordens do Ministério Público que mandou efectuar buscas na residência de Arnaldo Silva, no Palmarejo, antes de conduzirem o antigo governante para prestar depoimento na sede da polícia científica, onde terá passado a noite.

Tudo leva a crer, apontam as nossas fontes, que na origem desta detenção estarão, além de outros supostos crimes, suspeitas de negócios ilicitos na venda de terrenos da Praia, um caso que vem sendo denunciado há largos anos sobretudo pelo advogado Felisberto Vieira Lopes, tanto em artigos de jornais, como atavés de um pequeno livro intitulado "O Caso de Palmarejo Grande - a maior burla na história de Cabo Verde, O fio da meada por onde se pode descobrir a Máfia e os Mafiosos de Cabo Verde", no qual Vieira Lopes acusa Arnaldo Silva de ser o mentor de uma "Rede de corrupção, falsificações, vendas por burlas dos terrenos roubados de Palmarejo, Palmarejo Grande/Monte Vermelho (3.562), Frouxa-Chapéu, Monte Babosa, Terra Branca, Simão Ribeiro, Aguada (3.561) e outros que não pertencem (e nunca pertenceram) a Fernando José Sousa nem aos Serras".

Arnaldo Silva já exerceu cargos de grande responsabilidade no país. Além de governante, Silva foi também Bastonário da Ordem dos Advogados, dirigente partidário (MpD e PCD) e deputado nacional. Como advogado, Silva representa entre muitos clientes o proprietário Fernando Sousa, que há décadas trava uma incessante luta com os herdeiros de Tavares Homem por grande parte das terras da Praia.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação