Maturidade política, democracia interna, tolerância & respeito
Ponto de Vista

Maturidade política, democracia interna, tolerância & respeito

MATURIDADE POLÍTICA

O PAICV é um grande partido. Todos os militantes e Dirigentes precisam compreender e assumir por inteiro a sua dimensão e o seu legado histórico.

O nosso partido esteve na génese da gesta libertária; Na edificação do Estado; na abertura política e promoção do multipartidarismo; na construção e consolidação do regime democrático.

O Legado do nosso partido enche de orgulho a maioria dos cabo-verdianos e nestes 44 anos de democracia, contribuímos para a transformação de Cabo Vede num país viável, estável, em franco desenvolvimento e com grandes perspectivas de futuro.

O PAICV é um partido Maduro. Todos os militantes e dirigentes precisam aprender permanentemente com a nossa história e amadurecer permanentemente com o nosso Partido.

DEMOCRACIA INTERNA

Nos idos ano 2000, em pleno CAOS da governação do MPD, com o PAICV na Oposição, 6 meses depois do PAICV perder as eleições autárquicas para o MPD e a cerca de 6 meses das eleições legislativas, houve a maior confrontação política interna no PAICV, que marcou os rumos do partido e do País até os dia de hoje.

Foi a confrontação política na disputa à liderança e entre o Camarada José Maria Neves e o Camarada Felisberto Vieira.

Lembro-me dos relatos das caravanas dos Camaradas José Maria Neves e Felisberto Vieira a partirem juntos para os encontros com os militantes, em vários municípios, a fazerem JUNTOS as apresentações dos seus projectos políticos, na mesma sala, com sorteios sobre quem seria o primeiro a apresentar e quem seria o segundo, promovendo ampla discussão das propostas num debate maduro e elevado.

Funcionou a MATURIDADE POLÍTICA para DEBATE DE IDEIAS, a assunção plena da DEMOCRACIA INTERNA, a TOLERÂNCIA pela opinião contrária, o DIÁLOGO FRATERNO, mas, sobretudo, o RESPEITO pelos ESTATUTOS DO PARTIDO, a maior baliza para qualquer disputa interna, o RESPEITO entre os adversários, entre os camaradas e a livre escolha dos militantes.

O Camarada JOSÉ MARIA NEVES ganhou o Congresso, o Camarada FELISBERTO VIEIRA mobilizou-se em torno do projeto do partido, o PAICV ganhou 3 eleições legislativas consecutivas e duas eleições presidências, e Cabo Verde experimentou a sua maior transformação de sempre.

Tudo começou, a cerca de 6 meses das eleições legislativas, com o PAICV na oposição e depois de perder as autárquicas para o MPD que estava na sua segunda maioria qualificada nas legislativas.

Conhecer a história ajuda-nos a compreender o presente e a projectar o futuro.

Um abraço Militante 

Artigo publicado pelo autor no facebook

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.