Pub
Por: Redacção

sao domingos

Relatório da Comissão Política Concelhia do MpD em São Domingos sobre o Panorâma Político nesse município do interior de Santiago considera "caótica a gestão camarária" e acusa Clemente Garcia de tomar decisões unilateriais e, inclusive, ilegais, pelo que, avisa, "os militantes e a Comissão Política Concelhia não apoiam a recandidatura do actual presidente".

O documento, endereçado ao presidente do partido, tem data de Julho de 2019, mas, segundo fontes de Santiago Magazine, mantém-se actual, tanto pelo periodo que abarca (um ano politico) quanto pelos assuntos que aborda e que continuam a inquietar os militantes do partido em São Domingos.

Numa altura em que paira uma grande indecisão sobre quem será o próximo candidato do MpD nesse concelho, com vários pretendentes já disponibilizados, este relatório da Comissão Concelhia do partido ventoinha, liderada por Isa Gandira Rodrigues, vem separar as águas e opôr-se claramente a uma eventual recandidatura do actual autarca, que cumpre ainda seu primeiro mandato à frente desse município e cuja continuidade vem sendo criticada pelos seus próprios pares, apesar de um suposto apoio do ministro de Estado e um dos vice-presidentes do MpD, Fernando Elisio Freire.

O texto, após um preâmbulo em que lembra a hegemonia do MpD em São Domingos desde a abertura política, faz uma caracterização extremamente negativa do desempenho de Clemente Garcia, com quem mostra estar de costas voltadas.

"Aqui, em São Domingos, as articulações entre sistemas, ou um determinado sistema não funciona bem, apesar de vários esforços feitos para o fortalecimento de relações, de diálogo e de apelo que fizemos no dia de apresentação do plano de atividades de CPC, na nossa 2ª sessão de assembleia concelhia ocorrida em Dezembro de 2018", começa por relatar o documento, que prossegue as denúncias afirmando taxativamente: "Temos um executivo Camarário, uma câmara municipal, em que começando pelo seu líder, se têm negados categórica e sistematicamente em articular com as estruturas do MpD de São Domingos (Assembleia Politica Concelhia, Comissão Politica Concelhia, Eleitos Nacionais, Eleitos Municipais) e que adicionado ao seu deficiente funcionamento, técnico, social, politico têm originados situações causadoras de um desempenho avaliado negativamente pelos munícipes e consequente descrédito, angústia, instabilidade, insatisfação, raiva e pavor, humilhação aos nossos militantes".

Segundo o mesmo relatório, "os membros da ACP e da CPC-SD têm sido sistemática e publicamente ignorados, humilhados pelo presidente da Câmara Municipal, Senhor Clemente Garcia", e cita uma série de situações em que o actual edil pouco ou nenhum caso fez das criticas e sugestões da CPC.

"O Presidente nunca reage. Isto é falta de consideração e desrespeito ao partido que o elegeu e aos munícipes de São Domingos. A CPC procura apoiar a Câmara na organização ou coorganização de algumas atividades de carácter politico, por exemplo, na comemoração do dia 13 de Janeiro, acaba por desistir, porque não é 'tida e nem achada', mesmo sabendo que tais atividades terão impacto político muito grande. É falta de colaboração. Quando o PAICV, através de seu sector local, publicamente acusa a câmara de certas ilegalidades (3 ocasiões neste mandato) procuramos contactar imediatamente o presidente da Câmara para nos explicar os factos e também nos fornecer os dados para que possamos responder politicamente à oposição. Nunca sequer responde ao nosso pedido, nem que seja com um simples “ciente”. Simplesmente ignora. É falta de respeito. O que vemos depois, são respostas do Presidente no facebook que nada dignificam um humano de respeito, um professor (de jovens e adolescentes), quanto mais um presidente de câmara. Pensamos que a melhor resposta às críticas da oposição é mostrar projetos, obras, trabalho, etc. A Câmara nunca nos convida para qualquer evento ou atividade que seja. O presidente de Câmara não participa e tenta impedir que alguns vereadores marcassem presença nas atividades realizadas pela Comissão Politica Concelhia".

A concelhia do MpD também revela que "os eleitos municipais têm muita dificuldade em falar com o Presidente de Câmara". "Nem pessoalmente, nem por telefone, nem mediante uma tentativa de audiência; as senhas de presença quando são pagas aos eleitos é de forma humilhante; a Assembleia Municipal de SD é a única da ilha de Santiago que não dispõe de uma viatura própria para trabalhos administrativos e políticos".

O mesmo se verifica em relação aos deputados Nacionais do MpD, eleitos pelo círculo de Santiago Sul (São Domingos). "Sabemos que o deputado Emanuel Lopes tem insistido em contactar com o Presidente para saber, articular e/ou discutir determinados assuntos de interesse do município, mas este nunca se disponibilizou para o efeito", informa a CPC de São Domingos.

"Assim não podemos continuar porque estamos a descredibilizar o coletivo MpD junto da população e dos seus militantes. Não queremos que o partido seja espelho de um só sistema deficiente ou de individualidades, mal visto pelos militantes e pela população. Não queremos que o partido tenha quem, chegando ao poder, deixa-se ser acorrentado por uma onda de arrogância e passa a cultivar o poder como se fosse seu poder. Nenhum elemento do sistema MPD pode remeter outros sistemas ou individualidades para os 'contentores de lixo', por mero capricho ou vingança", acrescenta o relatório.
E, analisando a Câmara Municipal, o documento da concelhia do MpD é claro: "O desempenho tem sido aquém das expectativas. Muitíssimo fraco apesar dos avultados recursos financeiros que o Governo tem disponibilizado ao município. Quem diz é toda a população e os próprios militantes", reconhece a CPC que aproveita para elencar um conjunto de situações que terão contribuído "para o mau desempenho da equipa camararia", como a existência de um Gabinete Técnico desestruturado - "sem arquiteto urbanístico/paisagístico, sem engenheiro civil sénior, sem um diretor que o dirige".

"Um munícipe solicita um croqui ou uma planta de localização ou uma autorização qualquer tem de esperar mais de 3 meses, e às vezes o consegue com muita insistência. Não há um técnico que dê um parecer sobre assuntos urbanísticos. Quem o dá é a vereadora de urbanismo. Isto não pode no nosso ponto de vista. Vereador e técnico ao mesmo tempo é ilegal e inconcebível", adverte o documento, que fala ainda da extinção dos serviços de Auditoria Interna e da Unidade de Aquisição Pública - "a CMSD tinha, até final do mandato da anterior equipa, um gabinete de Auditoria Interna e de Aquisição Pública gerida por um dos técnicos que se encontra, neste momento, sob assédio moral no trabalho. É o único auditor interno de CMSD" - e que estará a causar "erros nos procedimentos administrativos, levando ao seu cancelamento através de denúncias públicas por parte da oposição; falhas no orçamento e nas contas de gerência (equilíbrio); relatório anual de atividades rudimentar e sem consistência; ineficácia na gestão. Hoje, na CMSD, as compras (até papel higiénico), muitas vezes avulsas, e com consequente desperdício, são feitas pelo Vereador de Administração".

O relatório indica ainda que a delegação municipal de Nossa Senhora da Luz, em Milho Branco, está isolada e posta de lado e traz ao conhecimento do presidente do MpD, Ulisses Correia e Silva, casos de assédio moral no trabalho, apontando oito nomes de funcionários que já desempanharam altas funções no município, mas que foram colocados na prateleira. "Com eles são gastos anualmente quase 7.000 contos sem que produzam nada".

A CPC afirma que tem havido "algumas obras avulsas, descoordenadas e desestruturantes, com défice no planeamento e na execução e a custos avultados; obras que não terminam e com elevadas dívidas aos trabalhadores (pobres chefe de famílias) e aos colaboradores", deixando transparecer inclusive certas medidas tomadas de forma ilegal. "A equipa da CM não funciona como um órgão colegial. As decisões que devem ser da equipa são tomadas exclusivamente pelo presidente. Os vereadores nem assinam atas de reuniões. Não há votação de assuntos de tomada de decisão. Não há votação de assuntos sujeitos à deliberação".

No entender da Comissão Politica concelhia do MpD, o presidente de Câmara está "distante da população", tanto que, diz a CPC, "dos contactos que já fizemos com os militantes e simpatizantes do MpD, com os funcionários e com a população em geral, há um único denominador comum: Não querem mais este presidente. Não querem Clemente Garcia".

Portanto, conclui o relatório, "exige-se uma liderança dinâmica e visionária para São Domingos", pois "a gestão camarária é caótica". Por isso, "os militantes, amigos e simpatizantes do MpD São Domingos não apoiam a recandidatura do atual Presidente. Os Membros da APC e da CPC não apoiam a recandidatura do atual presidente", avisa o órgão máximo do MpD em São Domingos.

Ao Santiago Magazine, a presidente da CPC de São Domingos disse não se recordar de ter escrito tal relatório. Mesmo depois de enviarmos o documento para lhe refrescar a memória, Isa Gandira Rodrigues insistiu em afirmar que não escreveu esse documento, sugerindo que talvez fosse feito por outra pessoa no sentido de promover uma notícia falsa. Isa Gandira diz também que a CPC de São Domingos não escolheu nenhum candidato para as autárquicas.

Para além disso, Santiago Magazine sabe e pode provar que esse relatório existe e que, inclusive, foi a própria Gandira quem o levou à direcção do partido. Além disso, vários contactos feitos por este jornal junto de pessoas conhecedoras do dossier confirmam o relatório.

A propósito, foi por causa dessas denúncias da CPC de São Domingos que Ulisses Correia e Silva se viu obrigado a se reunir com os seus militantes nesse concelho para porem tudo em pratos limpos. Esse encontro aconteceu no dia 10 de Agosto do ano passado no Salão Paroquial no centro da cidade.

Santiago Magazine tentou ouvir a posição de Clemente Garcia mas este não atendeu as nossas chamadas.

Comentários  

-2 # ulisses fortes 11-03-2020 10:22
Podem tirar o vosso cavalinho do orvalho porque Clemente é o candidato que será apoiado. não vamos permitir que jaimes, isas, franciscos, etc. continuem a fazer negócios com a atividade do estado. Clemente é sério, popular e perspicaz. Viva Clemente. Viva Sao Domingos.
Responder
+1 # Ailton Martins 12-03-2020 23:17
Ulisses Fortes, eu preferia mil veses Clemente Garcia como candidato do que os outros, assim seria mas facil o PAICV vencer as eleiçoes. porque em São Domingos tomo munto ja sabi que o clemente não é serio e que esta fazer lavagem de dinheiro em São Domingos. Veja quem acompanha o Clemente nas inauguraçoes? O clemente já esta mais perdido que um perdidor. É desta vez que vamos mudar esta camara
Responder
-5 # Nelson Oliveira 10-03-2020 13:57
A Vossa reaçcão agressiva e sempre na mesma linha discursiva so prova que estão todos no mesmo espaço a concertar e complementar ideias antes de escreverem. Ou seja um grupo de mal formados como muitos em Cabo Verde que só veem politica como forma de subir na vida não importando os meios para atingir o fim.
Está mais de que claro o vosso objetivo e a vossa origem partidária. E por isso fico por aqui.
Só aconselho a irem com mais calma porque é quase certo que de todos que estão nessa discussão nenhum tem condições de suceder o Clemente. Será concerteza escolhido outro que tambem não será do vosso agrado. E tem de desencadear novos ataques. Até k dia que cknseguirem bajular o suficente para chegarem nesse lugar. Coisa que o Clemente nunca fez e nem fará. Vosso problema é que o Clemente não vestiu o fato da hipocrisia quebtantos estão acustumados a ver. Contjnuou a ser o mesmo homem integro, incoruptivel e sempre no seu lugar. Ou seja o poder nao o transformou e nem o corompeu.
Realmente teem razões de sobra para estarem preocupados e desesperados.
Responder
0 # Antero Lopes 10-03-2020 20:44
Desta vez este Nelson Oliveira vem com o pseudônimo de Clemente Garcia. Clemente a fefender clemente
Responder
-9 # Nelson Oliveira 09-03-2020 21:50
Impressionante o que as pessoas são capazes de fazer na politica em Cabo Verde para acabar com a re[censurado]ção e dignidade de uma pessoa.
Tanta revolta contra o Presidente que até fica suspeito tanta mentira. Inclusuve de alguem que esta onde esta por causa dele.
Qualquer 1 que conhece Clemente sabe que ele pode pecar por cimprimento excessivo da lei e nao por prevaricar.
Será que tanta revolta é porque ele não tem dado espaço para que as pessoas usem a camara para ganhar por fora ou enriquecer a custa dos menos desfavorecidos? É porque ele tem lutado incansavelmente para acabar com corupção e favorzinhos dentro da camara?
Tanto os que eram feitos e praticados pelos funcionários como pelos eleitos locais e menbros da CPC que acham que tem direitos so por ocuparem um lugar que nem competencias tem para garantir.?? E por isso devem fazer tudo e mais algum para agradar uns e outros?
Porque que a CPC não aproveita para criticar o Presidente do partido que proibiu qualquer interferencia dos orgaos do partido no exercicio do executivo para manter a transparencia no uso dos recursos publicos para financiar o partido. Quer dizer, como não convem fazen tabua raza dessa regra. Qual a legitimidade da CPC para exigir estar na gestao do executivo.? O Partido foi claro na tomada das decisoes para garantir a separacao de poderes ao ponto de proibir que chefias e pessoal de cargo dirigente faça parte dos orgãos do partido. A culpa é so do Clemente em não deixar que, um bando de ganaciosos, com objetivos excusos que em nada abona o partido, interferem na gestao da câmara?
A CPC é para fazer politica com meios do partido e não com meios do erario publico.
Crescem e aparecem, talvez consigam fazer algo para mudar essa forma de fazer politica que da nojo em Cabo Verde.
Quem melhor que o Jaime e sua sobrinha Isa para apontarem dedo ao Clemente?? Os factos falam por si. Basta as pessoas quiserem ver.
Mas tambem não se podia esperar muito. Porque isso é a maior prova de que em Cabo Verde as pessoas não precisam e não querem gente honesta na politica.
Dizer que o governo tem dado recurso e não esta sendo executado? Pelo amor de Deus. Porque não perguntam antes de falar. Dinheiro anunciado é orcamento não é indispknibilidade financeira. Qualquer idiota que não esteja de ma fé entenderia isso e saberja tirar outras conclusoes.
Não se esqueçan que se o munucipio tem dificuldades elas nao foram criadas nesse mandato. Todos que falam conhecem bem a situacao financeira da camara. Herança das outras gestoes. Basta ver o numero de funcionarios desocupados que tem no municipio que consome mais de metade do FFM.
Criticam se esta errado mas não inventam situaçoes e nem personalidades. Fica mal para todos voces. Principalmente para o partido que não devia permitir situacões dessas sem fundamemto nenhum.
Responder
-4 # Suzana Bento 10-03-2020 10:16
O Sr Nelson Oliveira tem toda a razao. Todo o problema que a Concelhia de MPD local levanta é porque desde o inicio o Sr. Clemente pautou por eliminar a corrupçao existente desde a gestao de Fernando Jorge em que os funcionarios instalaram na Camara. Portanto todos os funcinarios sao contra o Clemente e criaram maior dificuldade a gestao de Clemente. Alguns militantes que estavam habituados a corrupçao nao conseguiram. Por exemplo o jaime que durante a campanha investe o seu dinheiro para depois usufruir como dantes. Quanto que o Jaime facturava na sua famarcia no tempo das outras senhoras? Ja com o Clemente as coisas correram diferente. Isso acontece com Jorge, com Francisco Moreira e outros. Porque que o Miky manifestou a disponibilidade de encabeçar a lista com apoio de outros colocando Clemente de fora? Porque o Clemente nao facilitou o jobs na Camara de Sao Domingos. Portanto o problema é interesse pessoal em determento das populaçoes.
Responder
+3 # Francisca pires 10-03-2020 15:39
Kkkkkll Susana Bento fla ma nenhum funcionario de camara ca gosta de Clemente.keli go in ca sabia. Nton prublema sta na Clemente. Ses gosta de Feank de Fernado Jorge porque sera kes ca gosta de clemente. Susana pergunta populacao de sao domingos e militantes de mpd ses cre clemente ? Assi bu ta dexa de paiaia txeu.
Responder
+3 # Adriano Gomes 10-03-2020 15:36
Eu nem quero acreditar que ainda ha pessoas em Sao Domingos como Susana Bento e Nelson Oliveira em tentar defender o indefensavel. Em tentar perduar ou ficar com pena desse corrupto. Porque o clemente deve ser julgado como qualquer pessoa, como os do fundo de ambiente, banco de cultura etc. Sou MPD mas nao vou compactuar com esta robalheira. O clemente vai sair rico desse mandato por isso ele esta nem ai para o partido. Mas tem contas a prestar a populacao de Sao Domongos . Tem que dizer onde estao o dinheiro de Trabalho em Nora, Txupana, Ponta Rubaz, Tenda, Cancelo. E tem ki fazedo auditoria em tudos obras pa odjado ki dinhero gastado. Olavo ta defende txeu accountability. Nton nu ta djobel .
Responder
+3 # Victor Martins 10-03-2020 15:29
DIAMANTINO Martins , Susana Bento ou Nelson Oliveira , nao sei qual e o teu nome correcto, O que o clemente esta a fazer e criar um ambiente de corrupcao em Sao Domingos . Leste o relatorio do tribunal de contas? Estas a ver os custos e a qualidade das obras em Sao Domingos ? Estas a contabilizar as viagens de Clemente a portugal ? Estas a analizar a conta de gerencia e balancetes da camara? Rapaz ca bu garbata pa bu ca atxa osso bu dona.
Responder
+2 # Benvindo Tavares 10-03-2020 15:23
Susana Bento nao. Diamantino Martins. Rapaz nao se deixe queimar juntamente com Clemente. Deixe ele queimar sozinho. Fica-lhe mal como um pau mandado. Voce sabe que Clemente contratou um director de gabinete directamente de portugal, ainda escreves que clemente nao facilita jobs na camara. Afinal rapaz. Sem falar de secretario municiapal do sobrinho que e fotografo. O Mike nao ficou a perder . Quem perdeu e a populacao de sao domingos. Porque o Mike esta durante esses 3 anos desenvolveu grandes projectos em Sao Miguel no Fogo e em varios Municipios. Achas que o Mike perdeu? Veja como esta o Municipio de Calheta. O Meno que e esperto e tem visao aproveitou o Mike.
Responder
0 # Pedro Mendes 10-03-2020 15:16
Susana Bento, Nelson Oliveira Sao Heteronimos de Diamantino Martins. Rapaz desiste, podes escolher nomes que quizer para esconder, mas nao tem argunmentos para defender Clemente Garcia. OK DIAMANTINO porque nao usas o teu proprio nome para o defende-lo dessas gravissimas acusacoes.
Responder
+3 # Silas Gomes 09-03-2020 23:06
Nelson Oliveira, discordo não totalmente no que dizeis, mais sim em 98% disseste somente asneiras. Até parece que vens do outro planeta. Nos 2% que eu concordo com tigo reside na afirmação que acabaste de proferir de que há números de funcionários desocupados.Meu caro Filipe, Manel de Santa, Boaventura, Txota, Xila de cabral, Graciano, Julio. etc.. São técnicos licenciados. não estão desocupados, mas sim na prateleira. O presidente preferi colocar São Domingos na Banca rota, na crise, na miséria do que contar com pessoas competentes para resolver problemas de São Domingos. isto é burrice, é maldade. Uma pessoa que é filosofo e ainda com formação em politica. Deveria no minimo ter o diploma caçado.
Responder
+2 # Antonio Pedro 09-03-2020 22:58
Nelson Oliveira (Diamantino Martins) eu até duvido se você possui um diploma de decimo segundo ano. Mas, é normal que tenhas copiado o ano inteiro. porque rapaz você escreve mal pra caramba. Mas não vou desviar do assunto. Agora responde porque que os governantes evitam e recusam em visitar o Concelho de São Domingos. Perguntam os Militantes do MPD e funcionários de Câmara municipal de Sao Domingos com é nota que dá ao seu presidente. Rapaz, olha de uma vez por todas.Os fundos do AMBIENTE, TURISMO e PRRA foram mal utilizados e com falcatruas ,irregularidades. Qualquer obra que custa 1000 contos nos outros concelhos, em São Domingos custará 4000 mil contos. é caso para dizer que há lavagem de dinheiro em São Domingos. Achas que os dirigentes do MPD estão contente do trabalho de Cemente.
Responder
+2 # Antonio Andrade 09-03-2020 22:48
Nelson Oliveira, vai catar coquinhos, o sr, parece que vive na lua. Colocar funcionários competentes na prateleira durante 4 anos e cumprir a lei? viajar para portugal mas de 10 vezes em 2 anos para fazer o curso e cumprir a lei? Não falar com mas de 80% dos funcionário e não falar com militantes do seu próprio partido e cumprir a lei. Não apresentar conta de gerencia, não pagar os funcionário e INPS e cumprir a lei. Um presidente com mas d 5 processos no tribunal para responder esta a cumprir a lei. Qualquer que convive com Clemente na Câmara sabe que ele foi a pior escolha para a nossa câmara. Ele devia colocar o cargo em exposição.
Responder
0 # Avelino Lopes 09-03-2020 22:40
Mirian perdual pmd el Clemente dal alguns dicas e screbe. se sabeba screbeba e t postaba na face book na jornal ou na se pagina pa tudo mundo odja. mas e ca tem argumento e ta bem com otu nome. mas se portugues tudo alguem conxe. se tem justiça na Cabo Verde . Clemente ta bai cadeia sema 2+2 é 4.
Responder
0 # Mirian Leal 09-03-2020 22:37
Hoooo, Nelson Oliveira, melhor dizendo Diamantino Martins, já sabes que nem com alguma ajuda do seu presidente não consegues disfarçar a sua linguagem, simplesmente porque o teu português e muito pobre não tem ideias e nem consegues fazer um resume de 4 ideias. Mesmo que o MPD optasse por escolher Clemente Garcia, esquece, porque ele não vencera em São Domingos, ninguém o quer, nem os militantes do MPD quanto mais do PAICV. Você e único que o defende, porque será. É opinião de toda a população de São Domingos, que o Clemente não ser para o Concelho não serve para o partido, e que também a corrupção na câmara que pode o levar ate a cadeia.
Responder
+4 # Djuco 09-03-2020 20:02
Estamos confrontados com um documento produzido por um orgao partidario que elenca um conjunto de situacoes que configuram crime. Os indicios sao suficientes e bastantes para que num verdadeiro estado de direito o ministerio publico proceda a acao penal. Nos aguardamos serenamente para a abertura de investigacao para apurar a verdade. Caso o ministerio publico nao der inicio a acao penal taremos as devidas provedencias enquanto saodominguenses para exigir o procedimento de averiguacao. Estamos perante indicios de crimes de uma gravidade extrema.
Responder
0 # Sandra Forte 09-03-2020 23:16
Caro Djuco, não tirarei nenhuma palavra que acabaste de mencionar. Este Clemente deveria estar sentado nos Bancos dos Réus há muito tempo. Alguém sempre dizia que era para tomar cuidado com o Clemente porque não era honeste, e consegue enganar as pessoas facilmente. Agora deu no que deu. O meu marido sempre me alertou, mas eu não acreditava. se justiça e para todos, vamos esperar pela justiça.
Responder
+6 # Fidju SD 09-03-2020 09:48
Enfim, perguntem também, quem ganha os "concursos" para a realização das obras com custos só vistos em SD? perguntem também porquê a vereadora do urbanismo é jogadora e arbitra ao mesmo tempo (terá interesses escusos?) ... porquê a reabilitação de casas em determinados casos a cobertura das casas ainda é feito com telhas contendo AMIANTO (material altamente cancerígeno). "Se garbatado ta atxadu kusas txéu"
Responder
-12 # João Renato Soares 09-03-2020 09:31
O Paicv não aprende nunca e anda a perder tempo com besteiras, quando nesta altura, deveria estar a preparar as suas candidaturas sem se interessar pelo que se passa no MpD. Repare só o descaso: JHA "está nos Estados Unidos da América, a preparar as eleições municipais". Que tem as eleições municipais com os USA? Só na cabeça desse pessoal uma coisas dessas faz sentido. É quase certo, todas as sondagens apontam novo naufrágio do Paicv nas próximas eleições. Porém, o partido está animado com a intriga e problemas dos outros.
Responder
+5 # Pedro Rodrigues 09-03-2020 11:41
Sr.Joao Renato Soares, deixe de palhaçada. Tudo o que acontece com o MPD a culpa é de PAICV. Disse que Janira esta a preparar a autarquia nos EUA. Sr. está pensar com cabeça? Que lhe deu essa informaçao. So pode ser tchocota, em nenhum momento e em nenhum orgao de informaçao passou essa informaçao. É que o MPD em sao domingos andam a fazer troça das populaçoes so porque elas votam no MPD. Nao esqueça, um dia as populaçoes vao revoltar...
Responder
+3 # Calminha Gonçalves 09-03-2020 16:39
Sr. Pedro Rodrigues, o Sr. Joao Renato Soares esta desatento perante o que esta a acontecer. Ele nao viu alguns poters que o Lider do Grupo de MPD na Assembleia, Sr. Diamantino Martins publicou dizendo que a Concelhia de MPD de Sao Domingos que é contra o Presidente e a equipa camararia. Entao é o paicv que faz intriga? O que dizer da irresponsabilidade de Dr. Clemente em investir valores no PAREDE em Neta Gomes, um parede construído nos anos 50. Agora pergunta-se porque nao aproveitar desse dinheiro para reconstruir varias casas com teto a cair nas zonas de Neta Gomes, Nora, Choupana e outras localidades? Sr. sabe de valores gastos na contruçao de estrada la para Achada Mitra, uma localidade que quase ninguém utiliza deveria ser utilizado noutras coisas uteis? Ninguém é contra construção de estrada mas deve ter senso. Sabe que no pais onde tem justiça essa equipa camararia seria julgado e condenado a cadeia por ma utilizacao de escassos recursos?
Responder
+5 # Ernesto Rodrigues 09-03-2020 08:49
São Domingos, ken ki dau ês kastigu li?
Povu di san dimingu, ja é altura di nu vota sen paxon partidária, pamodi n´ta pensa ma dja nu odja ma cusa MESTI MUDA.
Responder
+5 # Aldina Feederico 08-03-2020 17:36
Este Presidente de camada deve ser apresentado ao tribunal para ser julgado pela utilização de forma irresponsável de escasso recurso de municipio. Temos o caso de trabalho realizado em Neta Gomes - Sao Domingos no foramento de um parede construído desde tempo colonial em que um portugues, Sr. Albano mandou construir enquanto que há ao lado várias casas com teto a cair. É um crime.
Responder
+10 # José Mendonça 08-03-2020 14:53
São Domingos dja txiga ora di muda.
Mi é militante de MPD, mas dja sta bom. És Clemente li go é pior di tudo.
Vícios ki sta na CAMBRA so ku mudança profundo.
Nhos odja casas ki Fladu ma reabilitado. Vergonha.
Dipos Isa desdi ki djunta ku Emanuel Barbosa invira ku Clemente. Ka tem solução ki ka mudança.
Responder
-8 # João Paulo Ferreira 08-03-2020 14:24
Caramba, nas melhores faculdades de comunicação e jornalismo do mundo aprende-se que a actualidade de notícia é 24 horas. Aqui em Cabo Verde é de meses, senão mesmo ano, quando o objectivo é detonar um adversário político. Ética jornalística?
Responder
+4 # Teotônio Santos 08-03-2020 14:00
O mpd não tem dor de sofrimento de populações de São Domingos. Tempo de Fernando Jorge Borges a gestão calamitosa que no final deixou o processo de venda de terreno de Ribeirão Chiqueiro na mão de Francisco Moreira, Jaime e uutros e no final não tem terreno, nem dinheiro e nem documentos para os compradores construírem. Franklin com uma gestão lamentavel, homem se foi, veio Clemente que começou publicar alguns dados a direção nacional de partido o calou a boca deixando situações calamitosas. Pior ainda o actual Presidente e acusado pelo tribunal de contas de desvios mediante apresentação de contas, no entanto o governo camuflou tudo és populações ficam sob signo de miséria.
Responder
-1 # Francisco Rocha More 10-03-2020 05:03
Pode o Sr. Teotônio mais uma vez trazer a baila este falacioso argumento de sempre. Francisco Rocha Moreira está de consciência tranquila quanto ao processo de venda de terreno em Ribeirão Chiqueiro. Sempre o meu malogrado pai havia alertado sempre que devia ter muito cuidado com pessoas do tipo Senhor. Desafio qualquer um a provar em instâncias próprias sobre este processo. Desde 2012 várias foram as ações inspetivas operacionalizadas sem se provar nada. Que continue com o seu ataque e tenho a certeza que este alvo jamais será Francisco Rocha Moreira. Um eterno descanso para senhor
Responder
+5 # Kulundjulu575 08-03-2020 13:02
Desde o primeiro dia foi assim. Voces ignoraram as nossas preocupações durante todo o mandato... a festao da Câmara de Sao Dominfos é uma calamidade total.... ai se houve alguma instituicao que pautasse pela INSPECAO nesse país.... varias alertas foram dadas... todas ignoradas pois eram sa oposição..... agora sao verdadeiras pq sao da POSICAO... enfim o nosso país....
Responder
+7 # João 08-03-2020 12:50
Então o que o MpD terá a dizer do presidente da Câmara Municipal da Brava. Ver notícia abaixo:


https://www.brava.news/pt/noticias/general/o-porno-presidente-este-que-a-pacata-brava-nao-mereceu
Responder
-3 # Povosondomingus 10-03-2020 12:48
Ami é fidju Son domingus ntem direito a opinion... Se MPD tra Clemente, és Sá comete grande errado, pois se Ka fosse Clemente és tá perdeba Kel câmara. Clemente revoluciona câmara e é fazi limpeza de corrupção k tinha na câmara, e por isso, és sta contra el. Má Deus é grande. Ulisses e MPD é suficientemente inteligente pés sabi má Clemente é homem certo e é mesti apoio de tudo alguem de MPD.
Responder
0 # Meno Silva 10-03-2020 17:13
Ulisses ta odja cu factos. Se tribunal de conta Dja odja ma sta clemente faze falcatrua e roba quem é contra pá lebal à cadeia. Povo de São Domingos sabi campara outros concelho cu nos concelho pé sabi ma Clemente ca faze nada . E clemente ca ganha eleison . Ulisses na legislativas tinha mas voto na São Domingos ki clemente na autárquica. Qualquer um na MPD ta ganha cu votos mas ki clemente. Clemente trazia só atrazu pá nos concelho . E pé sai mas rápido possível. Se Ulisses apoial e nos propi ki ta tral. Djobi Fatima cu Clemente canto dinheiro és ta termina Kual só roba povo. Povo de São Domingos sabi faze conta de tudo dinheiro ki câmara recebi cu kes porcaria de travadju ke fazi la
Responder
0 # Djuco 10-03-2020 23:07
Pamode sra ministra! Nove mil contos gasto em vale da custa? Ca nha admite ser arrastada pa roubo.
Responder
0 # Pedro Lopes 11-03-2020 08:45
Djuco, ainda por sima kel obra la foi construido pa Franklin Tavares, Clemente bai la so da um tokinho. pergunta Pmd ki Ministro de ambiente Gilberto Silva cai la inaugura kel obra la. pmd ki ca bai otu ministro ke Eunice Silva ki bai. Clemente ca sta pensa certo me cu kes obrinhas de Cancelo, Bal da Custa e Rubaz ki sta pensa me sta serr escolhido pa MPD.
Responder