• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
UCID acusa CM de São Vicente de usurpar poderes da AM alienação de imóveis
Regiões

UCID acusa CM de São Vicente de usurpar poderes da AM alienação de imóveis

O deputado António Monteiro, eleito nas listas da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) por São Vicente, acusou esta segunda-feira, 6 de maio, a câmara local de “usurpar os poderes” da Assembleia Municipal na cedência de bens imóveis.

Em conferência de imprensa, na manhã de hoje, no Mindelo, convocada para abordar a gestão da câmara na vertente das competências da autarquia na alienação de bens imóveis, Monteiro pediu a Augusto Neves, edil local, para repensar a sua estratégia na cedência desses bens imóveis, tendo-se referido a dois espaços para construção de hotéis, em concreto, na Laginha e na Avenida Marginal.

Isto porque, assinalou, nos dois casos a autarquia “agiu contra o Estatuto dos Municípios”, cujo artigo 81º, sobre a competência das assembleias municipais, postula que cabe às assembleias municipais autorizar a alienação desses bens imóveis.

A UCID denunciou que, quer para a cedência de espaços na Laginha (ex-Congel) quer o espaço da ex-oficina de mestre Kung, na Avenida Marginal, a câmara “não submeteu à Assembleia Municipal” os respectivos pedidos de autorização para que esses bens imóveis fossem cedidos ou alienados, postura que qualificou de “autêntico atentado à democracia”.

Aliás, o deputado lembrou que “em situação idêntica”, aquando da cedência do espaço do ex-Consulado Inglês, a câmara submeteu o competente pedido à Assembleia Municipal de São Vicente que, por sua vez, autorizou a cedência.

“A UCID quer saber que razões ou motivos estarão por detrás do facto de, desta feita, não se submeter o pedido à Assembleia Municipal”, lançou António Monteiro, precisando que tal terá sucedido ou “por engano” ou por “défice de democracia” e solicitou à câmara para “arrepiar caminho” porquanto “há ainda tempo para se entrar pela via legal”.

“Queremos que construam hotéis e mais infra-estruturas produtivas para o desenvolvimento da economia da ilha, mas que tudo seja feito com base nas leis vigentes e na Constituição da República”, concretizou a mesma fonte, que disse “não pactuar com aqueles que acham que por razões económicas ou outras devem saltar a lei”.

“Caso não for submetido à Assembleia Municipal, há leis no país e o próprio cidadão comum pode pedir o embargo das obras”, sintetizou o deputado da UCID.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação