• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
CEO da Cabo Verde Airlines reconhece que não há acordo quanto ao futuro da empresa
Economia

CEO da Cabo Verde Airlines reconhece que não há acordo quanto ao futuro da empresa

O CEO da CV Airlines, Erlendur Svavarsson, em carta dirigida aos trabalhadores, reconhece que, apesar de “numerosas conversações e boas intenções”, ainda “não há acordo” entre os principais accionistas sobre o financiamento futuro e liquidação de dívidas passadas.

“A nossa mais profunda esperança é que todas as partes cheguem a acordo nas próximas semanas”, escreveu CEO da CV Airlines, em carta a que a Inforpress teve acesso e que foi endereçada aos trabalhadores no dia 08 de Agosto.

Na missiva, apela aos seus colaboradores a continuarem a estar “preparados” porque “muitos mercados-chaves, como Brasil, os EUA e os países europeus, à parte de Portugal”, possam ainda estar fechados por muito tempo.

“Continuaremos, no entanto, a prepararmo-nos para ressuscitar a Cabo Verde Airlines, conectando quatro continentes do nosso centro no Sal, assim que as restrições aos voos de e para Cabo Verde forem levantadas”, afirmou Erlendur Svavarsson, acrescentando que a transportadora aérea nacional “não teve passageiros nas últimas 20 semanas e pode não ter voos nas próximas oito semanas”.

Para o CEO, esta situação obrigou a gestão da empresa a tomar “algumas decisões difíceis” em termos de despedimentos e rescisão permanente dos contratos de trabalhos”.

“Estes são passos necessários, mas difíceis e eu entendo a frustração sentida por aqueles que desejam continuar a trabalhar, mas não poderão, pelo menos a curto prazo”, lê-se na carta.

O CEO da CV Airlines reconhece que a situa é “muito complicada” e que muitos dos colaboradores estão a sofrer “perturbações nos fluxos de caixa domésticos, incapazes de pagar contas e cobrir outros custos de funcionamento”.

“… A gestão executiva ainda não tem uma mensagem clara dos principais accionistas sobre o financiamento e desenvolvimento imediato e futuro da companhia aérea”, sublinhou Erlendur Svavarsson, para quem “muitos passos foram e continuam a ser dados para garantir que os fundos necessários sejam disponibilizados para cumprir as obrigações da folha do pagamento”.

Confira aqui a carta na íntegra.

Queridos amigos e colegas,

Muitos países em todo o mundo parecem agora estar enfrentando uma segunda onda de Covid-19. Todos os principais mercados da Cabo Verde Airlines são diretamente afetados e muitos temem que um descanso não seja possível até que uma vacina seja introduzida.

Isto deixa-nos a todos numa situação muito complicada - muitos de vocês estão agora a sofrer perturbações nos fluxos de caixa domésticos, incapazes de pagar contas e cobrir outros custos de funcionamento. Por outro lado, a gestão executiva ainda não tem uma mensagem clara dos principais acionistas sobre o financiamento e desenvolvimento imediato e futuro da companhia aérea.

Muitos de vocês manifestaram as vossas profundas preocupações e até insatisfação com a forma como a gestão está a lidar com esta situação. No entanto, deixe-me tranquilizar-lhe que o gerenciamento ouve e lê todas as mensagens, sugestões ou queixas expressas por si - quer em discussões pessoais quer através da nossa nova plataforma de comunicação, Workplace. Se não estamos a reagir imediatamente a essas pessoas, isto significa simplesmente que não temos novas informações para fornecer - e queremos evitar declarações que possam soar como promessas vazias para si. No entanto, esse silêncio não significa que a equipe de gerenciamento tem estado dormente sem agir. Pelo contrário, muitos passos foram e continuam a ser dados para garantir que os fundos necessários sejam disponibilizados para cumprir as obrigações da folha de pagamento. Acreditamos que uma resolução amigável é próxima, no entanto, isso requer envolvimento de partidos externos, e alguns dos ciclos de aprovação estão fora do nosso controlo.

Para além da nossa principal prioridade, o pagamento de salários atrasados, continuamos a acompanhar os progressos realizados nas discussões entre os principais acionistas da nossa companhia aérea sobre o futuro modelo de financiamento e liquidação de dívidas passadas. Quando possível, também tomamos uma abordagem proactiva e sugerimos soluções. A nossa expectativa mais sincera é que todas as partes cheguem a acordo nas próximas semanas.

O governo indicou que as fronteiras de Cabo Verde podem ser reabertas para tráfego aéreo específico a partir de 15 de agosto. Não existe confirmação oficial sobre o assunto neste momento. Tendo em conta o fato de que a Cabo Verde Airlines não vendeu bilhetes há quase cinco meses, é improvável que a companhia aérea retome as operações até 60 dias após a aprovação de um novo horário de voo e coloque à venda. Será necessário tempo para vender bilhetes para passageiros e avião vazio é fiscal e ambientalmente inapropriado.

A IATA prevê agora que os volumes de tráfego mundial não atingirão os seus níveis de 2019 em 2023, conforme prevista anteriormente. A associação espera agora que a fase de recuperação dure até 2024. Podemos esperar que a recuperação do turismo e transferência de tráfego via Cabo Verde esteja em grande parte de acordo com esta estimativa. Os planos futuros para a companhia aérea devem ter estes factos em consideração.

Na minha última carta mencionei que ′′ Menos passageiros exigem menos aeronaves e menos pessoas para prestar serviço ". A Cabo Verde Airlines não teve passageiros nas últimas 20 semanas e pode não ter voos nas próximas oito semanas. Isto obrigou a gestão da empresa a tomar algumas decisões difíceis em termos de despedimentos e rescisão permanente dos contratos de trabalho. Estes são passos necessários mas difíceis e eu entendo a frustração sentida por aqueles que desejam continuar a trabalhar, mas não poderão, pelo menos a curto prazo.

Apesar de numerosas conversações e boas intenções de todos os lados, não há acordo entre os principais acionistas da empresa sobre financiamento futuro e liquidação de dívidas passadas. A nossa mais profunda esperança é que todas as partes cheguem a acordo nas próximas semanas. Esta incerteza e atraso são profundamente perturbadoras e a Equipa Sénior está a explorar todas as opções disponíveis.

Temos de continuar a estar preparados para que muitos mercados-chave, como o Brasil, os EUA e os países europeus, à parte de Portugal, possam estar fechados por muito tempo ainda. Continuaremos, no entanto, a preparar-nos para ressuscitar a Cabo Verde Airlines, conectando quatro continentes do nosso centro em Sal, assim que as restrições aos voos de e para Cabo Verde forem levantadas. Juntos somos a Cabo Verde Airlines!

Um abraço!

Svavarsson estrangeiro

Presidente e CEO

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação