• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Grupo Sousa avança para o transporte marítimo inter-ilhas
Economia

Grupo Sousa avança para o transporte marítimo inter-ilhas

Depois de se posicionar para a privatização dos portos de Cabo Verde, o Grupo Sousa, de Portugal, manifestou agora interesse em assumir o transporte público marítimo de passageiros e cargas inter-ilhas, através da sua agência no arquipélago, a PMAR.  

O Grupo Sousa, maior armador português, decidiu candidatar-se ao concurso público internacional lançado pelo Governo no início de Fevereiro para a gestão e exploração, durante 20 anos, do serviço público de transporte marítimo de passageiros e cargas inter-ilhas. O dossier de formalização de candidatura já terá sido entregue à Unidade de Acompanhamento do Sector Empresarial do Estado (UASE), no Ministério das Finanças, que no próximo dia 5 de Março anunciará o vencedor do concurso.

O armador português concorre para a exploração dos transportes marítimos no arquipélago pela via da sua agência de navegação no país, a PMAR Cabo Verde, que, depois de montar escritórios na Praia, acaba de abrir delegações no Sal e na Boa Vista – a PMAR, de resto, foi distinguida recentemente pela ENAPOR como a melhor agência a operar em Cabo Verde em 2017, durante a Gala de comemoração do 35º aniversário da empresa nacional de portos.

Agora, com a manifestação de interesse para o sector dos transportes marítimos, o Grupo Sousa amplia a sua área de investimentos que tem em vista para Cabo Verde. Isto porque desde o ano passado que aquela empresa sedeada no Funchal, ilha da Madeira, apresentou ao Governo uma proposta para assumir a gestão dos quatro principais portos de Cabo Verde. Lidera este processo, a PCI, principal armador no país e pertencente ao universo das empresas do Grupo Sousa.

Segundo avançou a revista África Monitor, em Julho do ano passado, o Grupo Sousa, que também explora os serviços portuários da Madeira e dos Açores, terá apresentado uma proposta ao governo bem mais vantajoso para o país do que o regime de monopólio (concessão de 20 anos) proposta pelo grupo francês Bolloré, estando, por isso, na pole-position para vencer essa corrida.

Recentemente, o Grupo Sousa passou a integrar o ranking dos 100 maiores armadores do mundo da Alphaliner Top 100, (está em 95º lugar), sendo o único armador português nesta lista.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação