• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Secré. Justa homenagem
Cultura

Secré. Justa homenagem


Nome Completo: Noel Gabriel dos Reis Lopes (Secré)
Data de Nascimento: 09 de Agosto de 1955, Praia
Data de óbito: 14 Janeiro 2014

Achamos por bem recordar Noel Gabriel dos Reis Lopes, mais conhecido por Secré, na altura da data do seu aniversário natalício, considerando uma justa e merecida homenagem, pela alegria que nos proporcionou, década 70 do século passado, como vocalista do seu grupo “Os Apolos” especialmente, entre outros, com o album “Recordação” e com o famoso número “talaia-laxu” trabessado, que para quem não sabe é “UAI, UAI...”

Com o seu sonho de menino de possuir uma banda musical, com alguns amigos nomeadamente Zeca Couto, Zé Antony e Antero Simas, ele viria o seu sonho se concretizar em 1969 com o nascimento da banda “Os Apolos” cujo nome foi escolhido para homenagear a chegada à Lua, pela primeira vez, pelos os astronautas americanos.

Depois de uma temporada de sucesso no país, em 1974, deu-se a emigração para Portugal, e nessa altura fez parte da banda os seguintes elementos: Kaka, Zé Antony, Secré e Nhuta (este último, porque Janito Mariano, baixista da banda em substituição de José Fragoso que tinha ingressado a Universidade em Portugal, não quis emigrar).

Independentemente do sucesso que, sobretudo, o album “Recordação” teve, queremos salientar o trabalho de pesquisa do jovem Secré (18 anos na época), que ia buscar as músicas de tradição popular, para a banda orquestrar, podemos dizer, trabessado, mama gelado, Djonsa Firmi, pom di iaia, pilon Baeera, Amizade na korasson, ...etc, entre outros, pois esta lista não é exaustiva... Assim fica realçado a dimensão de cultura popular do malogrado Secré, a quem morte ceifou-lhe a vida aos 59 anos de idade, passando praticamente em silêncio nos órgãos de comunicação social e sobritudo no Ministério da Cultura, a tal ponto que José Hopfer Almada ( tiramos-lhe o chapéu), ficou de tal maneira indignado, que em plena emissão de RTP África, chamou a atenção para este efeméride, e se bem nos lembramos não houve mais nenhuma referência a este triste acontecimento.

Também Expresso das Ilhas fez um pequeno artigo sobre o seu desaparecimento.

Durante a epopeia Europeia de “Os Apolos” o grupo acabaria por gravar uma dezena de discos (L.P) na altura. O album “Recordação” tornou-se rapidamente num ícone, fazendo vibrar as salas de baile na década 70, do século passado, não só no país, mas também na diáspora salientando o famoso “talaia – baxu” Trabessado!

Residente na Holanda, em Rotterdam, acabou por cair doente internado num asilo para doenças infecto-contagiosas, onde fomos visitá-lo várias vezes, não só como estudante de Medicina, mas sobretudo por sermos primos.

Coincidindo com a extinção da banda, por volta de 1982, rumou para Cabo Verde, sua terra natal, dizendo adeus definitivamente a música. Vivendo um pouco marginalisado, ainda por cima doente, infelizmente foram assim os últimos dias dele, até a sua morte ocorrida em 14 de Janeiro 2014.

* Zefra, Nome artístico
Dr. José Manuel Fragoso
Médico – Cirurgião, Senior
Hospital Agostinho Neto (HAN)

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação