Congresso espera reunir 500 quadros cabo-verdianos e debater diáspora
Em Foco

Congresso espera reunir 500 quadros cabo-verdianos e debater diáspora

O Governo de Cabo Verde e a organização do Congresso Internacional de Quadros do país esperam reunir 500 participantes da diáspora e do arquipélago num encontro agendado para outubro, na capital, Praia, anunciaram esta quarta-feira, 17.

O evento vai decorrer na Universidade de Cabo Verde (UniCV), entre 15 e 17 de outubro, sob o lema “Um Diálogo Entre o País e a Diáspora”, para partilha de experiências e conhecimento.

O congresso tem como objetivo “promover a convergência” de contributos para o desenvolvimento sustentável do país, tendo em conta a diáspora “estimada em mais de 1,5 milhões de pessoas, espalhadas por mais de 42 países”, detalharam, em comunicado.

“Cabo Verde dispõe de um dos maiores ativos da sua história no que se refere ao capital humano: mulheres e homens formados em todas as áreas do saber espalhados pelo mundo, afirmando-se como pilares do potencial para o desenvolvimento do país”, justificou o Governo, ao anunciar o evento.

As comunicações, durante os três dias de debate, vão abordar as áreas da cultura, economia e investimento dos emigrantes, capital humano e mobilidade e o modelo de integração da diáspora no processo de desenvolvimento sustentável de Cabo Verde.

Esperam-se delegações de mais de 20 países e regiões, entre as quais Estados Unidos de América, Portugal, França, Itália, Luxemburgo e Suíça.

O Congresso insere-se nos compromissos de dois documentos estruturais do Governo, o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS II) e o Plano Estratégico das Comunidades (PEC), tendo as universidades cabo-verdianas como parceiras centrais “para promover uma reflexão académica, crítica e construtiva sobre o futuro coletivo de Cabo Verde”.

Partilhe esta notícia