Cessar-fogo saudado nas ruas de Gaza e Israel
Em Foco

Cessar-fogo saudado nas ruas de Gaza e Israel

Anúncio de Donald Trump foi celebrado nas ruas de Israel e Gaza, mas persistem interrogações sobre o que virá a seguir à troca de reféns e prisioneiros entre o Hamas e o governo de Telavive.

Na noite de quarta-feira, o presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, anunciou na Truth Social que Israel e Hamas tinham assinado o que chamou de “primeira fase” do plano de paz, por ele proposto, que está a ser negociado no Egito.

Trata-se de uma “primeira fase” onde se prevê a libertação dos reféns israelitas na posse do Hamas e de outros grupos armados, em Gaza, e dos cerca de vinte reféns ainda vivos. Para a entrega dos restantes, foi pedido mais tempo e a retirada dos militares israelitas para que os seus cadáveres possam ser encontrados por entre os escombros dos edifícios bombardeados.

Em troca, Israel deverá libertar quase dois mil palestinianos presos, muitos deles arbitrariamente e sem acusação formada, bem como um grupo de 250 condenados a penas de prisão perpétua, acusados de pertencer ao Hamas.

Retirada de tropas

Para além da libertação dos reféns, o regime israelita compromete-se a retirar as tropas para uma linha já acordada, no interior de Gaza, e a parar os bombardeamentos. Fora desta primeira fase e ainda sujeito a negociações, está o calendário da retirada das tropas israelitas ocupantes do enclave e o futuro da administração do território.

Pese a incerteza e a experiência fracassada dos anteriores acordos de cessar-fogo - sempre violados por Israel -, a reação em Gaza foi de alegria entre a população, com a perspetiva do fim do genocídio e do regresso às suas casas, mesmo que destruídas.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e as lideranças do Hamas saudaram a assinatura do acordo com palavras de agradecimento ao seu principal patrocinador, Donald Trump.

Fonte: Imprensa internacional
Foto: Captura de imagem / Facebook

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
    O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
    Inicie sessão ou registe-se para comentar.