A Câmara Municipal de Porto Novo decidiu cancelar a 36ª edição do Festival de Música da Praia de Curraletes. O anúncio foi feito pela presidente Elisa Pinheiro, defendendo que a prioridade é apoiar as famílias afetadas pela intempérie. “O momento é de solidariedade e de união. Estamos a pedir ajudas e esta não é a hora de gastar dinheiro em determinadas atividades que podem ser consideradas secundárias”, defendeu a autarca.
Com realização prevista para três dias, entre 22 e 24 de Agosto, o festival foi cancelado, e a Câmara Municipal do Porto Novo está agora centrada na mobilização de recursos, no apoio às famílias afectadas e na reposição da normalidade no município.
As fortes chuvas que afetaram as ilhas de Santo Antão e São Vicente, na madrugada de segunda-feira, deixaram uma infinidade de prejuízos em Porto Novo, nomeadamente, inundações, colapso da cobertura de várias habitações, bem como necessidades imediatas de vestuário, calçado e bens essenciais.
Para além dos prejuízos pessoais, a tempestade provocou danos extensos nas praias de Armazém e Curraletes, com degradação de pavimentos e estradas, mas afetando, ainda, várias localidades do interior do município, como são os casos de Ribeira da Cruz e Alto Mira.
Afetadas foram, também, zonas do planalto norte: Ribeira Fria, Ribeira dos Bodes, Lagoa de Ribeira das Patas, isoladas por obstrução das vias de acesso decorrente da queda de rochas e da força incontrolável das enxurradas.
Danos significativos foram, ainda, causados na unidade de produção da empresa Águas de Porto Novo, afetando com gravidade a distribuição domiciliar na cidade.
Fonte e foto: CMPN
Informamos que, temporariamente, a funcionalidade de comentários foi desativada no nosso site.
Pedimos desculpa pelo incómodo e agradecemos a compreensão. Estamos a trabalhar para que esta funcionalidade seja reativada em breve.
A equipa do Santiago Magazine