A Autoridade Reguladora para a Comunicação Social (ARC) inicia hoje, até sexta-feira, uma missão de avaliação visando à criação de um Centro de Verificação de Factos em Cabo Verde.
Em comunicado, a ARC explica que a missão ocorre em colaboração com o Escritório Conjunto do PNUD, UNICEF e FNUAP, conta com a presença de especialistas internacionais e visa analisar as condições necessárias para implementar esta "importante iniciativa".
Pretende-se com esta iniciativa “enfrentar o crescente desafio da desinformação, que tem impactos profundos na sociedade cabo-verdiana, especialmente no que diz respeito à confiança nas instituições, processos democráticos e segurança social”.
A desinformação, exacerbada pelas redes sociais e pela comunicação digital, explicita a nota, tem se tornado um dos maiores obstáculos para uma sociedade informada e democrática, acrescentando que “os discursos de ódio, as narrativas falsas, as notícias manipuladas e as campanhas de desinformação têm a capacidade de distorcer a percepção do público e minar o processo de tomada de decisões.
“Em Cabo Verde, como em muitos países, esse fenómeno afecta diversos sectores da vida social, e a necessidade de um mecanismo eficiente e independente de verificação de fatos é cada vez mais urgente”, lê-se nesta comunicação da ARC.
O Centro de Verificação de Factos será uma instituição independente, confiável e dedicada à verificação meticulosa de informações que actuará na promoção da literacia mediática e no fortalecimento da responsabilidade na divulgação de notícias e no discurso público.
A iniciativa contará com o uso de sistemas digitais avançados apoiados em Inteligência Artificial, desenvolvidos pelo PNUD e já implementados em diversos países, para garantir uma resposta rápida e precisa à desinformação.
A missão de avaliação, ainda segundo a fonte, também incluirá um estudo detalhado das condições e recursos necessários para implementar o centro de verificação, com foco na criação de uma estrutura capaz de agir de forma ágil e assertiva diante da desinformação.
A criação do Centro de Verificação de Factos será uma medida estratégica para fortalecer a confiança pública, proteger a democracia e garantir que a população tenha acesso a informações verificadas e de qualidade, contribuindo para uma sociedade mais informada e responsável.
Comentários