As empresas do setor dos serviços, em Cabo Verde, registaram um aumento do volume de negócios no terceiro trimestre, elevando o respetivo índice em 3,5%, por comparação com 2023, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
“As secções de alojamento e restauração (restaurantes e similares) e atividades de informação e comunicação apresentaram contributos mais relevantes para a variação do índice agregado”, lê-se na nota do INE.
Os índices de emprego (a tempo integral e total) registaram aumentos da ordem de 3%, enquanto o índice de remunerações brutas registou um aumento de 5,2%, todos em termos homólogos.
Os Indicadores de Atividade do Setor Serviços (IASS) são calculados trimestralmente a partir da recolha direta de dados junto das empresas de serviços mercantis não financeiros.
Em novembro, o Banco de Cabo Verde (BCV) reviu em alta as previsões de crescimento da economia do arquipélago neste e no próximo ano para 6,1% e 5,6%, respetivamente, sobretudo devido ao impulso acima do esperado do setor do turismo.
No mesmo mês, o Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorou as estimativas em 1,3 pontos percentuais este ano (para 6%) e em 0,3 pontos percentuais para 2025 (4,7%).
Comentários