Taxistas da Cidade da Praia defendem aumento do valor mínimo das corridas para 150 escudos
Economia

Taxistas da Cidade da Praia defendem aumento do valor mínimo das corridas para 150 escudos

O presidente da Associação dos Taxistas da Cidade da Praia disse hoje que esta classe profissional defende um aumento do valor mínimo das corridas, de 100 para 150 escudos, por forma a fazer frente ao aumento dos combustíveis.

“Estamos a pensar aumentar o preço sim. Já passou da hora.  Já tentamos suportar, até fizemos um acordo com a Direcção Geral dos Transportes Rodoviários (DGTR) que, se conseguissem combater os clandestinos, manteríamos o mesmo preço a fim de ajudar os clientes porque sabemos que a situação de vida está complicada”, disse Adriano Monteiro à Inforpress.

Disse ainda este responsável associativo que os taxistas estão a reparar que continua “quase a mesma” a situação dos táxis, embora reconhecendo uma diminuição, “mas não o suficiente”.

Por isso, afirmou, a associação está a sugerir que se aproveite de dois aumentos da tarifa de táxi, aprovados em 2008 e 2011, mas que não foram colocados em prática, para actualizar em alta o valor das corridas.

“A nossa ideia é aumentar o preço mínimo para 150 escudos. O preço mínimo que se está a cobrar, neste momento, não está a acompanhar os gastos com o combustível”, frisou Adriano Monteiro, completando que o que poderá dificultar este aumento é a falta de taxímetros no mercado nacional.

“Tudo isso depende dos proprietários, porque são eles que devem comprar este equipamento. Se calhar não estão muito interessados. É a nós, os taxistas, que somos exigidos a fazer o mínimo por dia e ainda encher o depósito de combustível e nem sabem como fazemos para conseguir. Quem está sofrendo somos nós os condutores”, pontuou.

Os preços dos combustíveis voltaram a subir neste mês de Junho, numa altura em que, segundo a Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME), o Governo decidiu pela suspensão temporária da aplicação do mecanismo de fixação de preços dos combustíveis.

Assim, de acordo com a nova tabela de preços, o gasóleo normal passou a ser vendido por 153,40 escudos/litro, a gasolina a 190,70 escudos, o petróleo a 134,80 escudos, o gasóleo para electricidade a 117,60 escudos, o gasóleo marinha a 115,70 escudos, o Fuel 380 a 104, escudos/Kg e o Fuel 180, a 109,10 escudos/Kg.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.