A companhia aérea nacional vai retomar as ligações directas entre Cabo Verde e os Estados Unidos da América em finais de Novembro ou, mais tardar, na primeira semana de Dezembro deste ano, soube Santiago Magazine de fonte fidedigna.
Os voos serão semanais entre Praia e Providence e vão ser assegurados por uma empresa norte-americana que a TACV fretará para esse efeito. Neste momento, de acordo com as nossas fontes, a transportadora de bandeira nacional aguarda a conclusão do processo junto das autoridades aeronáuticas dos dois países, Cabo Verde e EUA, que estarão a ultimar a avaliação documental.
Assim que acontecer, a administração da TACV dará então início à rota Praia-Providence com regularidade semanal. A previsão, sabe Santiago Magazine, é para o arranque dos voos da TACV ser já no final do mês de Novembro próximo ou no início de Dezembro.
Este voo directo para os EUA, onde reside a maior comunidade emigrada do arquipélago, vai ser garantido por uma empresa norte-americana, já que a TACV espera ainda a reatribuição do certificado ETOPS, certificado que permite às companhias aéreas efectuarem voos transatlânticos desde que a aeronave garanta poder fazer aterragens de emergência a duas horas de qualquer aeroporto.
No passado mês de Setembro, a TACV conquistava um importante marco estratégico para a retoma dos voos diretos com os Estados Unidos, com avião próprio, após a revalidação, pela TSA norte-americana, da certificação de Últimos Pontos de Partida (LPDs) dos aeroportos do Sal e da Praia. Com esta decisão, Cabo Verde passou a integrar o seleto grupo de apenas 13 LPDs em toda a África, sendo um dos poucos países a contar com dois aeroportos certificados, o que reforça a sua posição como plataforma aérea de referência no Atlântico.
A certificação, confirmada pela Agência de Aviação Civil (AAC), é um requisito essencial para a realização de voos com destino aos EUA e comprova o cumprimento rigoroso dos padrões internacionais de segurança exigidos pelas autoridades norte-americanas.
A avaliação decorreu em Maio, a pedido da TACV, e envolveu uma equipa composta por cinco inspetores da TSA e três da AAC, da Área de Segurança e Facilitação (ASF).
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários