• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Próximo parque eólico vai ser instalado em São Domingos
Economia

Próximo parque eólico vai ser instalado em São Domingos

O próximo parque eólico, com capacidade de 10 megawatts, vai ser instalado em Achada Mostarda, São Domingos, e irá contribuir para o aumento da produção da energia renovável em Cabo Verde, revelou hoje o ministro da Indústria, Comércio e Energia.

A garantia foi dada por Alexandre Monteiro, esta terça-feira, à margem da visita que efectuou à estação meteorológica de Achada Mostarda, no concelho de São Domingos.

Segundo o governante, esta estação, que já se encontra em funcionamento, vai receber o próximo parque eólico a ser instalado no país e produz informações completas a nível da precipitação, direcção e velocidades dos ventos, temperatura, humidade e radicação solar, informações que posteriormente serão disponibilizadas aos investidores.

Avançou que o processo de instalação do parque já está em curso e irá contribuir na produção de energia renováveis no país, reduzindo a dependência do petróleo e redução do custo da energia, tendo realçado que a ideia é levar este projecto a todas as ilhas, de modo atingir a meta traçada pelo Governo, que é a de chegar a 2030 com mais de 50% de produção de energia renovável.

“Temos um plano que inclui parques solares e eólicos. Neste momento, temos em curso o projecto para a instalação de 10 MegaWatts (MW) aqui em Santiago, temos também em curso um processo de 5 MegaWatts insular para a ilha da Boa Vista e estamos a preparar um pacote de 50 MW, para todas as ilhas, com o mix de solar e eólico”, assegurou.

Alexandre Monteiro sublinhou que a estação de Achada Mostarda tem o potencial para a instalação de todas as necessidades previstas no plano.

“Estamos a qualificar as áreas reservadas para instalação dos parques eólicos com informação, e torna-las mais atractivas para investimentos e reduzir os riscos, porque acima de tudo é essa a exigência para que os projectos sejam bancáveis”, disse.

A Estação Meteorológica de Achada Mostarda é financiada pela Cooperação Luxemburguesa, no âmbito do Programa de Apoio ao Sector das Energias Renováveis.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação