Pedro Barros. “Fundo Soberano é para financiar grandes investimentos”
Economia

Pedro Barros. “Fundo Soberano é para financiar grandes investimentos”

O presidente do Conselho de Administração do Fundo Soberano de Garantia de Investimento Privado de Cabo Verde, Pedro Barros, foi à ilha da Madeira participar no Dia do Empresário Madeirense e aproveitou para, durante a conferência sobre o “O Cluster da Macaronésia”, informar que Cabo Verde dispõe de 100 milhões de euros para garantir o financiamento de grandes investimentos de qualquer empresa estabelecida no arquipélago. Os empresários concordaram, para já, em criar uma Confederação das Câmaras de Comércio da Macaronésia de que farão parte as de Cabo Verde, Madeira, Açores e Canárias.

O Fundo Soberano de Garantia de Investimento Privado de Cabo Verde tem disponível 100 milhões de euros para servir de garantia a financiamentos de investimentos de empresas nacionais. A afirmação é do Presidente do Conselho de Administração, Pedro Barros, proferida sexta-feira última, 19, em Funchal, Madeira, durante uma intervenção no evento promovido pela ACIF – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira, destinada a assinalar o Dia do Empresário Madeirense, dedicado, desta feita, aos “Desafios para a Integração da Macaronésia”.

De acordo uma press release do FSGIP, o Presidente do Conselho de Administração daquela instituição, que já regressou ao país, afirmou que o Fundo Soberano está destinado especialmente para “garantir financiamentos de grandes investimentos”. Segundo Pedro Barros, esse Fundo criado pelo Governo, nasceu da necessidade de, à semelhança das garantias do Estado disponibilizadas às pequenas e médias empresas, também oferecer ao mercado cabo-verdiano um instrumento destinado a facilitar o acesso ao financiamento dos grandes investimentos que sirvam para gerar negócios a empresas de menor dimensão, bem como alavancar o desenvolvimento da economia do país”.

O Fundo, afirmou Barros, tem por finalidade garantir o financiamento a qualquer empresa que esteja estabelecida em Cabo Verde.

O Dia do Empresário Madeirense é assinalado a 21 de Maio. Desta vez, as celebrações alusivas à data foram dedicadas ao tema “O Cluster da Macaronésia”, durante as quais se realizou a assinatura de um memorando de entendimento para a criação de uma Confederação das Câmaras de Comércio da Macaronésia de que farão parte as de Cabo Verde, Madeira, Açores e Canárias.

A sessão comemorativa que ora terminou, integrada no âmbito do projeto CUSTOMS, financiado pelo Programa INTERREG MAC 2014-2020, com o intuito de melhorar a competitividade fiscal e aduaneira das regiões da Macaronésia, conseguiu reunir todas as Câmaras de Comércio da Macaronésia.

Paulo Portas, antigo ministro da Defesa de Portugal, foi o keynote speaker de um painel, tendo abordado o tema “Nova ordem mundial e instabilidade atual: as tendências geopolíticas de um mundo em mudança”.

 

 

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.