O ministro da Indústria, Comércio e Energia revelou hoje que o Governo está a criar condições para que nos próximos quatro anos um terço das novas aquisições de veículos seja eléctrico e colocar Cabo Verde num “patamar elevado”.
A informação foi avançada por Alexandre Monteiro, na manhã de hoje, durante a conferência de imprensa para apresentação do Programa de Promoção da Mobilidade Elétrica (ProMEC) em Cabo Verde e do programa de atribuição de incentivos na aquisição de veículos eléctricos.
“Queremos de facto chegar a 2026, nos próximos quatro anos, começar a ter pelo menos próximo que um terço de novas aquisições de veículos sejam eléctricos estamos a criar condições para isso, e evidentemente o mercado irá dar essa resposta, mas tudo que esta a ser feito acreditamos que vai colocar Cabo Verde no patamar elevado em termos de penetração de veículos eléctricos no mundo”, referiu
Nesse sentido, o Governo, em cooperação com a Agência Alemã da Cooperação Internacional (GIZ) mobilizou, “com sucesso”, fundos da empresa NAMA Facility para o projecto de Promoção da Mobilidade Eléctrica em Cabo Verde, que financia os incentivos para a aquisição de cerca de 600 veículos eléctricos e 100 postos de carregamento no horizonte 2022/2025.
Adiantou que a política energética do programa do Governo no horizonte 2021/2026 visa acelerar a transição energética e a descarbonização da economia no horizonte de 2050.
Segundo explicou o governante, podem candidatar-se ao programa todas as pessoas singulares ou colectivos de direito público ou privado com domicílio fiscal no território de Cabo Verde, incluindo pessoas maiores de 18 anos residentes no país, empresas, instituições públicas e organizações não-governamentais.
Revelou que os valores dos incentivos são padronizados para as diferentes categorias de veículos eléctricos e serão ajustadas de forma faseada no período 2022/2025 em concertação com o comité de pilotagem do ProMEC.
“O programa torna a viaturas eléctricas a um preço competitivo e em termos de funcionamento terá vantagens, com custos de energias no funcionamento inferiores as viaturas convencionais mesmo nos custos de manutenção. É um estímulo importante para a impulsionar nessa fase de arranque de introdução de mobilidade eléctrica no País”, assegurou o ministro.
Avançou que a empresa NAMA Facility concedeu ao País um donativo global de 7 milhões de euros, cerca de 770 mil contos, sendo que desse montante 3 milhões (330 mil contos) são destinados à promoção de incentivos.
“Estimamos que com este pacote de incentivo podemos incentivar a aquisição de 600 veículos das diferentes categorias e cerca de 100 postos de carregamento”, mencionou o governante.
Para carros de quatro lugares, o programa prevê um incentivo de 390 contos para instituições públicas e cerca de 600 contos para pessoas individuais.
O Projecto Promoção de Veículos Eléctricos em Cabo Verde, que tem a duração de cinco anos, visa garantir a assistência técnica e disponibilidade de financiamento para o desenvolvimento do quadro legal e a implementação de um mecanismo de facilitação e atribuição de incentivos para a aquisição de cerca de 600 veículos eléctricos e a instalação de cerca de 55 estações de recarga.
O NAMA Facility é um programa conjunto de protecção climática do Ministério Federal Alemão para o Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear, do Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial do Reino Unido, da União Europeia e do Ministério Dinamarquês do Clima, Energia e Serviços Públicos, que apoia os países parceiros na implementação das suas acções de mitigação definidas e apropriadas pelos países beneficiários.
Comentários