A empresa pública de administração dos portos de Cabo Verde (Enapor) vai ser a próxima a ser concessionada, no quadro das privatizações previstas até final do primeiro semestre de 2025, disse hoje à Lusa o secretário de Estado das Finanças.
“Nos próximos dias, lançaremos a subconcessão das atividades portuárias”, referiu o governante.
Alcindo Mota disse que o processo está a ser preparado e a entrar na fase final, sem adiantar qual o modelo a seguir - consulta direta ou oferta pública.
Em janeiro, o vice-primeiro-ministro Olavo Correia adiantou à Lusa que já tinha sido aprovada uma consulta prévia ao mercado, acerca do interesse na Enapor.
A subconcessão portuária será a terceira privatização do ano.
A primeira consistiu na Oferta Pública de Venda de 27,44% do capital que o Estado detinha na Caixa Económica (um dos maiores bancos do arquipélago), em que a procura ficou a 96% da oferta, rendendo o equivalente a 13,6 milhões de euros para os cofres cabo-verdianos.
O executivo tem ainda em curso a venda da CV Handling, empresa que presta assistência ao transporte aéreo nos sete aeroportos e aeródromos do país.
Criada em 1982, a Enapor aumentou o seu capital social, em 2009, para 1,2 mil milhões de escudos (10,8 milhões de euros), pertencentes na sua totalidade ao Estado de Cabo Verde.
O Governo de Cabo Verde pretende levar a cabo a privatização de nove empresas estatais até final do primeiro semestre de 2025.
Comentários