.jpg)
A embaixadora da União Europeia, Carla Grijó, visita Mindelo a partir da tarde de hoje e por dois dias para encontros com entidades ligadas à Zona Económica Especial Marítima – São Vicente (ZEEM-SV).
A deslocação, conforme nota do Governo e que a Inforpress teve acesso, surge de um convite do ministro do Mar, Abraão Vicente, que será a primeira entidade com quem mantém um encontro de trabalho na tarde de hoje.
Carla Grijó deverá visitar ainda o Complexo de Pesca, a Onave, a Enapor e a Cabnave e ter encontros com a administração da zona especial
A embaixadora da União Europeia deixa Mindelo na quinta-feira, 03, após uma última visita à zona de Saragarça, que acolherá toda a infra-estrutura da ZEEM-SV.
A ZEEM-SV apresenta-se, conforme o Governo, como principal pilar da estratégia de Plataforma Marítima, nomeadamente através de projectos relacionados com o desenvolvimento portuário, das pescas, da reparação e construção navais, do bunkering, do conhecimento e da indústria do turismo ligado ao mar, desportos náuticos e de recreio.
Este projecto teve um “forte apoio” da República Popular da China, principalmente na elaboração do estudo de viabilidade deste investimento e está estimado em cerca de dois mil milhões de dólares.
O executivo pretende que tenha um “forte impacto” na economia nacional, na criação de emprego, desenvolvimento industrial, aumento das exportações, crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), desenvolvimento de todo o sector privado nacional, diversificação do crescimento económico e a internacionalização da economia de Cabo Verde.
O diploma que instituiu a ZEEM-SV e estabeleceu o regime jurídico especial da sua organização, desenvolvimento e funcionamento, foi promulgado pelo então Presidente da República Jorge Carlos Fonseca, em Julho de 2020.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários