O Banco Interatlântico emitiu esta quarta-feira, 21, um comunicado alertando para tentativa de “phishing” com recurso a uma “mensagem falsa” enviada por correio electrónico.
Segundo o mesmo banco, os emissores da mensagem solicitam a actualização de dados pessoais do receptor sob a condição de bloqueio da conta bancária.
Estas tentativas de fraude servem, conforme informou a instituição bancária, para aceder aos dados confidenciais de acesso à internet banking. Por isso, pede o banco para que não se responda ao email e nem se clique nos links que são disponibilizados na mensagem.
Neste artigo Santiago Magazine ajuda-o a perceber melhor este golpe na internet que já fez milhares de vítimas em todo o mundo e ainda damos-lhe pistas de como identificar e prevenir esta fraude cibernética.
O que é Phishing?
Phishing - expressão que surgiu a partir da palavra em inglês “fishing”, que significa “pescando” - é uma maneira fraudulenta que cibercriminosos usam para enganar utilizadores de internet a revelar informações pessoais, como passwords ou cartão de crédito, Bilhete de Identidade e número de contas bancárias. Eles fazem isso enviando e-mails falsos ou direcionando a vítima a websites falsos.
Mensagens de Phishing parecem ser enviadas por organizações legítimas como PayPal, UPS, uma agência do governo ou seu banco; entretanto, elas são na verdade falsas mensagens. Os e-mails pedem de forma educada por actualizações, validação ou confirmação de informações da sua conta, sempre dizendo que houve algum problema. Nese momento o utilizador é então redireccionado a um site falso e enganado a apresentar informações sobre a sua conta, que podem resultar em roubos de identidade.
Como reconhecer o 'phishing'? Quase sempre que recebe mensagens pedindo para revelar informações pessoais, geralmente via e-mail ou outro website, pode desconfiar porque pode estar prestes a cair na ratoieira do 'phishing'.
Comentários