O atleta cabo-verdiano Marilson Semedo está no Top 10 no ranking mundial no lançamento de disco, na categoria de F57 para atletas com deficiência. O para-atleta de São Domingos é o terceiro melhor do continente africano.
O ranking da World Para Athletics coloca Marilson Semedo no décimo lugar a nível mundial no lançamento de disco. Tal posição ocorre ocorre depois de o atleta paralimpico cabo-verdiano ter efectuado um lançamento de 36,39 metros nos Jogos do Dubai, em Março último, e que foi a melhor marca do lamçador e recorde absoluto de Cabo Verde.
Esse resultado, aliás, garantiu a Semedo o passaporte para os Jogos Paralimpicos deste ano em Tóquio, Japão.
O atleta paralímpico de São Domingos, ilha de Santiago, foi à Tunísia fazer história no Grand Prix de Tunis, ao conseguir uns impressionantes 32,68 metros no lançamento de dardo (mínimos exigidos para a competição do Japão era 31 metros), um recorde nacional na categoria F57.
Além dos dardos, Marilson foi enorme também no arremesso de disco (1 kg), atingindo a marca de 36,39 metros, também recorde pessoal para o atleta e recorde nacional na categoria. No lançamento de peso (4kg), Marilson voltou a superar a sua marca pessoal batendo novo recorde do país com um arremesso de 9,19 metros.
Marilson Semedo, que já foi campeão africano da modalidade, fecha assim o pódio continental, por ser detentor da terceira maior marca a nível de África com o arremesso de 36,39 metros de disco.
O ranking mundial de lançamento de disco para atletas com deficiência é liderado pelo veterano checo Jaroslaw Petrous, 44 anos, que detém o recorde de lançamento de 44.64 metros.
A nível regional só o líbio Mahmoud Rajab (44,08m) e o camaronês Emmanuel Pinochet Amougui (37,34m) fizeram melhor que Marilson Semedo este ano.
Comentários