Com a janela de inverno prestes a encerrar, alguns cabo-verdianos comandam interesses de equipas europeias, com Zé Luís a fazer as manchetes em Inglaterra com o renovar do interesse do Brighton da Premier League que já havia feito uma proposta de 5 miihões de Libras pelo avançado, prontamente recusada pelo seu clube, o Spartak de Moscovo. A equipa inglesa volta à carga com uma proposta melhorada, fala-se em 20 milhões de euros.
Ainda no arranque do mercado de inverno, o West Bromwich Albion, também da principal liga inglesa havia oferecido 5 milhões de libras ao Spartak por Zé Luís. A proposta foi recusada pelo clube russo que deseja contar com o avançado cabo-verdiano para atacar o título nacional na segunda metade da época e tentar ultrapassar o Sevilha nos oitavos de final da Liga Europa.
Zé Luís, natural do Fogo, tem sido peça importante na equipa, após o seu regresso de uma lesão, assim como foi na conquista do título nacional a época passada. Até esta Zé Luís já marcou 15 golos em 55 jogos pelo Spartak e tem estado em evidencia nas últimas partidas do seu clube, com 2 golos na Champions e pelo menos 1 na liga Russa desde que voltou da referida lesão que o afastou por cerca de três meses dos relvados.
Tudo indica que não será fácil ao Brighton conseguir convencer o Spartak a abrir mão do cabo-verdiano e a equipa inglesa bem precisa de um avançado para fazer face às dificuldades de golos evidenciada pela equipa treinada por Chris Hughton que está na 12ª posição, com 23 pontos, a apenas três pontos do Stoke que é o primeiro emblema na zona de despromoção.
Quem já concluiu a sua transferência é o também internacional cabo-verdiano, Sérgio Semedo para o Leixões, vindo do FK Suduva da Lituânia por 250 mil euros, de acordo com o portal Transfermarket.
Ely Fernandes
O extremo cabo-verdiano Ely Fernandes deu o salto do Pinhalnovense do terceiro escalão português para a primeira divisão romena, onde jogam Platiny e Tiago Almeida, curiosamente no Gaz Metan, equipa onde Semedo jogou antes de se transferir para a Lituânia. Custou 200 mil euros a transferência do tarrafalense de Santiago de 27 anos.
Alessio da Cruz
O jovem holandês de origem cabo-verdiana e com cidadania crioula, Alessio da Cruz garantiu a sua mudança do Novarra da Série B italiana para o histórico Parma que atualmente disputa o mesmo campeonato, numa transação de 1 milhão de euros. Alessio conta com pelo menos 6 internacionalizações nas camadas mais jovens da Holanda e pode ainda jogar pelos Tubarões Azuis, caso ele e a equipa técnica da seleção assim o entendam.O jogador, segundo o site TuttoMercatto esteve este mês nas cogitações do Arsenal e do Inter de Milão, mas acabou por rumar ao Parma.
Dabney dos Santos, aqui com a camisola do Az Alkmaar
Dabney dos Santos é outro jovem talento holandês/cabo-verdiano que mudou para o Sparta de Rotterdam, treinado pelo antigo selecionador holandês, Dick Advoocat, por empréstimo do campeão AZ Alkmaar, ele cujo valor de passe está avaliado em 1,5 milhões de euros. O jovem extremo de 21 anos já foi internacional sub-21 pela Holanda em duas ocasiões e é mais um que estará a ser seguido pela equipa técnica da seleção cabo-verdiana. Nesse clube brilha outro jovem de origem e com nacionalidade cabo-verdiana, o médio centro de 18 anos, Deroy Duarte e que conta com 6 internacionalizações pelos sub-19 da Holanda.
Outro internacional cabo-verdiano que mudou de equipa em dezembro ultimo é Kevin Oliveira, troca por troca com outro jogador, do Sporting Kansas City para os Atlanta United, ambos clubes da Major League Soccer (MLS), principal liga dos Estados Unidos.
Comentários