O músico santiaguense Manuel Lopes Andrade, conhecido no mundo artístico por “Tcheka” vai lançar, em Dezembro, o seu sexto álbum musical denominado “Espera Mundo”, informou o artista.
Em entrevista à Inforpress, Tcheka disse que este trabalho, que não foi lançado ainda “devido a alguns contratempos”, retrata o que tem acontecido no mundo passando pela pandemia até às alterações climáticas.
“Traz uma mensagem de despertar da esperança de que o mar leve as coisas más para nos trazer coisas boas”, contou o autor do “Argui”, lançado em 2003 e que marcou a sua estreia na discografia.
Tcheka avançou ainda que neste trabalho, que conta com sua produção, traz alguma inovação sem perder a sua identidade, fruto das experiências adquiridas nos espectáculos que tem realizado nos últimos anos pela Europa.
“Consegui fazer outra coisa, com novas sonoridades, mas sem perder a originalidade de Tcheka”, precisou o músico que neste sábado, 25, apresenta um concerto intimista na Assembleia Nacional, na Cidade da Praia.
Por outro lado, em véspera de mais uma gala do Cabo Verde Music Awards (CVMA), a realizar-se no próximo dia 01 de Junho no Porto da Praia, Tcheka considerou se tratar de uma “boa” forma de promover a música e os artistas.
“Mas, por outro lado, precisa de um outro tipo de premiação, ou seja, um prémio com significado, que promova os artistas a trabalharem mais”, apontou o músico, considerando que Cabo Verde precisa “urgente” de uma Conservatória de Música.
Isto porque, segundo o entrevistado da Inforpress, a falta de uma formação musical tem levado ao aparecimento de MC´s, “aliada às facilidades das novas tecnologias”, lhes proporcionam um retorno económico muito mais fácil.
“Precisamos investir na nossa música tradicional e para isso tem que formar músicos”, apontou Tcheka, considerando que os cabo-verdianos estão a precisar de mais educação musical, que, conforme reiterou, passa pela criação de uma Conservatória de Música.
Instado a pronunciar sobre o seu percurso musical, que começou muito cedo [nove anos], sendo filho do violinista Nhô Raul Andrade, cuja casa era uma verdadeira escola de música em Ribeira da Barca (Santa Catarina), Tcheka disse que está na música também com a missão de contar histórias.
De seu nome Manuel Lopes Andrade, Tcheka é autor, compositor e intérprete de toda a sua obra, que remonta ao ano de 2000. Editou o seu primeiro álbum ‘Argui!’, em 2003, que consagrou ao renascer do batuque, um ritmo tradicional feminino da ilha de Santiago, de onde é oriundo.
Editou o seu primeiro álbum “Argui” em 2003, seguido de Nu Monda (2005), Lonji (2007), Dor De Mar (2011) e Boka Kafé (2017).
É considerado um dos mais originais e criativos músicos e intérpretes de Cabo Verde.
Comentários