Morreu Kaká Barbosa
Sociedade

Morreu Kaká Barbosa

Faleceu esta manhã, 1 de Maio, no Hospital Agostinho Neto, o escritor, compositor, músico e político Kaká Barbosa, de causas naturais. O consagrado artista, que faria hoje 73 anos de idade, estava nos últimos dias internado na Cirurgia do HAN após prolongada doença.

A informação ainda não foi comunicada oficialmente, mas Santiago Magazine sabe que Kaká Barbosa, após dias internado, faleceu hoje por volta das 11 horas e meia no hospital central da Praia derivado de complicações a um tumor. No momento em que morreu, apenas um seu filho estava no hospital, tendo sido ele a tratar dos documentos de óbito. O corpo já foi encaminhado para a morgue do HAN.

Santacatarinense e santiaguense de alma, Kaká Barbosa nasceu em São Vicente, mas viveu toda a sua infância e juventude em Assomada, cidade que viria ter grande influência na sua personalidade artística. É músico, intérprete e compositor de temas marcantes, muitos deles gravados nas rádios e em disco. Participou com temas e como intérprete no disco Trás di Son e preparava-se para gravar uma colecção de temas seus.

Aliás, a nível da música, Kaká Barbosa é um dos nomes maiores da sua geração, com composições intemporais e interpretadas por diversos artistas. ‘Dimokransa, popularizada por Mayra Andrade, ‘Kor di fodjada’ e 'Terra madrasta', ambas por Nhonhô Hopffer, são algumas das suas mais emblemáticas canções.

É também poeta e contista, com cinco obras publicadas das quais três escritas em rioulo (Vinti Xintido Letrado na Kriolu, Son di ViraSon e Konfison na Finata – poesia) e duas em português (ChãoTerra Maiamo - poesia e Cântico às Tradições – contos), tem pronto para publicação duas colectâneas de poesia - Terra Dilecta e Gaveta Branca - escritas em língua portuguesa e tem em preparação o livro das suas composições - Letras, Sons & Concertos.

Foi membro fundador da Academia Cabo-verdiana de Letras, membro do Movimento Pró - Cultura; membro fundador Associação dos Escritores Caboverdianos; participou na formação o de várias organizações sociais e culturais do país nomeadamente Grupo Simentera. Foi galardoado com o Diploma - Recognition do Governo do Estado de Rhode Island and Providence Plantations - USA pelo contributo dado à cultura cabo-verdiana.

Combatente da Liberdade da Pátria, Kaká Barbosa foi galardoado com a Medalha de Mérito por ocasião do 30º Aniversário da Independência Nacional pelo ex-Primeiro-ministro, José Maria Neves, e com a 1ª Classe da Medalha do Vulcão pelo então Presidente da República, Pedro Pires.

É sócio fundador e membro do Conselho de Administração da Sociedade de Autores Cabo-verdianos. Foi Deputado da Nação da VI Legislatura e VII legislatura.

Foi homenageado no ano passado pelo festival Grito Rock, e foi o grande homenageado este ano pela Sociedade Cabo-verdiana de Autores.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.