
Película do português Pedro Costa e que conta com a cabo-verdiana Vitalina Varela a fazer o papel de si mesma, está entre os candidatos portugueses à nomeação ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, e figura no 21º lugar da lista dos 50 melhores filmes de 2020 pelo Insider.com.
"Vitalina Varela", lançado a 21 de Fevereiro deste ano, tem score 86 no Metacritic - que serviu de base para formar o ranking - e um rating de 6.2. Jake Cole, do site Slant, chga mesmo a atribuir nota 100. "Finalmente, Pedro Costa aparece estar mais interessado em como as pessoas encaram a vida do que como elas convivem com fantasmas", escreveu.
Joe Morgenstern, do The Wall Street Journal, considera o filme como "um investimento emocional como rico retorno. O drama hipnótico de Pedro Costa, filmado superiormente por Leonardo Simões, segue uma heroína através da escuridão da alma até à luz de uma nova vida num novo país". Morgentern deu-lhe 88 pontos.
No prestigiado The New Yorker, Richard Brody enaltece "imagens espetaculares, emoções, ideiais e performances estão reunidos em lúgubre tons da fusão modernista de Pedro Costa, entre o melodrama clássico e o documentário".
Jay Weissberg, da revista Variety, atribui 60 pontos ao longa e prevê prémios para "Vitalina Varela" nos festivais de cinema.
E a verdade é que a película, que está entre os candidatos portugueses à nomeação ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, já conquistou diversos prémios internacionais: a Sociedade Cinéfila Internacional (a estrutura, formada em 2003, reúne mais de 120 profissionais do sector, como professores de cinema, historiadores, críticos e jornalistas especializados, provenientes de mais de 30 de países de todos os continentes) atribuiu uma dupla distinção ao filme de Pedro Costa, em duas categorias, a de melhor actriz e a de melhor fotografia. Na categoria de melhor actriz, Vitalina Varela, natural de Santa Catarina, foi distinguida entre outras nomeadas como Scarlett Johansson, por Marriage Story e Lupita Nyong’o, em US, tendo a organização vincado o "poder e graça surpreendentes de como uma viúva cabo-verdiana vai descobrindo algumas verdades duras sobre a vida de imigrante do falecido marido em Portugal".
Recorde-se que a longa-metragem de Pedro Costa teve estreia mundial em Agosto do ano passado no Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, onde conquistou os principais prémios do certame, o Leopardo de Ouro e Leopardo de melhor interpretação feminina e, desde então, tem sido exibido e tem recebido vários prémios em diversos festivais internacionais de cinema.
"Vitalina Varela" também venceu os prémios de Melhor Realizador, Melhor Actor e Melhor Direção de Fotografia, da Competição Internacional, do Festival Internacional de Cine de Mar del Plata, na Argentina.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários